Atividades extensionistas na E. M. Profa. Simone Maria da Cruz (Chico Mendes)

Tipo de Ação: Projeto de extensão desenvolvido na disciplina de Jornalismo Social e Comunitário junto à E. M. Profa. Simone Maria da Cruz.

Responsável: Professores Deborah Vieira, Franco Dani, Wilson Ribeiro, Valéria Alvez e Ana Luiza Ferreira.

Curso: Jornalismo

Disciplina: Jornalismo Social e Comunitário

6º Período - Semestre (2023/2)

Descrição do projeto:

A partir de oficinas, os alunos e alunas da E. M. Profa. Simone Maria da Cruz serão convidados a refletir criticamente sobre a presença da mídia, em especial, do jornalismo em suas vidas e na sociedade, bem como fomentar a leitura crítica da mídia e consciência cidadã. Para isso, serão ministradas oficinas sobre produção jornalística, escrita (ou qualquer outro suporte) e Direitos Humanos e mídia, sendo esta de responsabilidade dos professores que compõem o Projeto de Pesquisa Observatório de Perspectivas, Experiências e Ramificações na Relação Mídia-democracia-direitos humanos (ÓPERA). Os temas serão escolhidos a partir da interação com os alunos da escola, tendo como temas previstos racismo e bullying. De forma dinâmica e interativa, os alunos de Jornalismo utilizaram práticas educomunicativas para desenvolver a atividade extensionista prevista para o semestre, durante, pelo menos, 5 aulas (de pelo menos 2 horários cada), ao longo do mês de setembro e outubro, entregando o produto final em novembro. Ao longo do período, os alunos serão orientados na produção de materiais jornalísticos, no suporte escolhido (jornalismo impresso), com os temas escolhidos por eles, os quais podem ter viés informativo, criativo, crítico e artístico. 

A proposta é que os alunos do 7º ano produzam um jornal mural, como o resultado das reflexões obtidas ao longo das atividades e contará com a escrita dos alunos e alunas da escola, edição e orientação dos alunos de jornalismo; e orientação dos professores de estágio supervisionado e da disciplina de Jornalismo Social e Comunitário.  

As atividades constam em: 

Para além, o planejamento das atividades contou com a aprovação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Governador Valadares.

Justificativa:

O diálogo entre universidade e comunidade, por meio de ações extensionistas, possibilita a expansão do conhecimento e formação de público leitor, por meio das ferramentas de educomunicação e literacia midiática. Para os universitários, esta é uma oportunidade de aprendizado junto à comunidade, por meio da interação ensino-pesquisa-extensão, reforçando os conhecimentos já aprendidos em sala e no estágio. É uma oportunidade de cada estudante tornar-se protagonista, ao acionar metodologias ativas de ensino. Ao mesmo tempo, dialogar sobre o jornalismo e sua participação na conformação social, em especial, por meio de um grupo escolar, da educação básica, é uma forma de fomentar a leitura crítica da mídia, compreendendo seus potenciais e deficiências, a fim de contribuir na formação cidadã da comunidade escolar atingida pelas ações e desenvolver potencialidades de escrita, criticidade e arte nos alunos envolvidos.

Data de realização da atividade: Ao longo de todo o semestre letivo, com presença quinzenal na escola, às terças-feiras no período da manhã.

Alcance quantitativo: 10 discentes de jornalismo e 5 docentes da UNIVALE, 41 crianças e 1 professora da escola pública de ensino básico.

Alcance qualitativo: As atividades junto à E. M. Profa. Simone Maria da Cruz possibilita a troca de saberes entre universitários e comunidade, fortalecendo o senso de pertencimento e fomentando a prática jornalística de modo preocupado com a sociedade, a inclusão e formação de um público leitor crítico.

Jornalismo, Práticas extensionistas e educomunicação:

A UNIVALE, enquanto universidade comunitária, estimula práticas que estejam voltadas para a comunidade externa, de modo a promover o diálogo, a troca de saberes e o retorno para a comunidade na qual está inserida, de modo a promover também o desenvolvimento social. Disciplinas como Jornalismo Social e Comunitário, apresentam caráter interdisciplinar, ao envolver diferentes saberes nas discussões. As práticas puderam contribuir para o alcance das políticas institucionais no âmbito do curso, ao proporcionar o desenvolvimento do tripé ensino-pesquisa-extensão, por meio das discussões acerca do papel do jornalismo na construção e conformação da realidade.

Ao trazer as teorias aprendidas em sala para a prática, como as ações extensionistas desenvolvidas, há o desenvolvimento de habilidades e competências importantes dos discentes, como o exercício da profissão de forma articulada ao contexto social; entendendo-a como uma forma de participação e contribuição para a comunidade; atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais e de acessibilidade; capacidade de analisar criticamente a realidade social; promoção do domínio das linguagens nos processos de comunicação; planejar, propor, executar e avaliar projetos de comunicação; gerenciar e trabalhar em equipe multiprofissional; e compreender, sistematizar e organizar os processos de produção jornalística. As habilidades e competências trabalhadas ainda contribuem para o desenvolvimento do perfil do egresso, em especial, na interlocução com a comunidade  regional  e  o  desenvolvimento  local, por meio da troca com a comunidade escolar do ensino público valadarense.