Oficina de Currículo Lattes

Tipo de Ação: Oficina de capacitação confecção de Currículo Lattes

Responsáveis: Me. Isis Bispo (bibliotecária) e Profa. Deborah Vieira

Cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico

Disciplinas: Grupo de Estudos Antena

Todos os Períodos - Semestre (2023/1)

Descrição do projeto:

A oficina de Currículo Lattes foi uma parceria do grupo de estudos Antena, dos curso de Comunicação e Design Gráfico, para que os alunos e alunas pudessem conhecer a plataforma, seus principais usos e formas de se atualizar o currículo. A oficina foi ministrada pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UNIVALE, pela bibliotecária Isis Bispo. 

A oficina foi realizada no laboratório de informática e contou com uma abordagem que mescla teoria e prática sobre o que é a Plataforma Lattes, como preencher o currículo e suas principais funções. O currículo Lattes é o cartão de visitas do profissional para a academia, sendo de extrema relevância em processos seletivos para docência e pesquisa, como programas de pós-graduação de Mestrado e Doutorado, além de seleção de bolsas em instituições de fomento. Nas instituições, o currículo auxilia na pontuação dos cursos por apresentar as produções de relevância técnica e cientifica desenvolvidas.

Justificativa:

O grupo de estudos Antena possui como um dos seus pilares o desenvolvimento de pesquisas e discussões de valor acadêmico e científico. Nesse sentido, aprender a se utilizar a plataforma Lattes é uma forma de contribuir com a formação dos alunos e alunas, como também de demonstrar de que forma suas produções podem ser apresentadas e comprovadas a partir do uso do currículo Lattes.

Data de realização da atividade: 18 de maio de 2023

Alcance quantitativo: 6 pessoas, entre discentes e professora.

Alcance qualitativo: A oficina teve como alcance qualitativo a ampliação do conhecimento dos(as) discentes quanto à Plataforma Lattes e como divulgar as produções técnicas e bibliográficas dos alunos e alunas, a partir da utilização da ferramenta. Dessa forma, as pesquisas realizadas ainda no nível da graduação, podem ser armazenadas e comprovadas de forma correta.

Pesquisa Científica:

A oficina possibilita o desenvolvimento das políticas institucionais voltadas para o desenvolvimento da pesquisa na graduação, formando profissionais atualizados e que reconhecem o tripé ensino-pesquisa-extensão na prática cotidiana de suas ações. As atividades voltadas para a pesquisa, à nível do grupo de estudos,  possibilitam a formação de futuros pesquisadores e pesquisadoras, capazes de observar a realidade social, investigar e propor soluções, sendo ferramenta capaz de fortalecer o campo e a instituição de vínculo.