Mostra de Comunicação Popular 

Tipo de Ação: Mostra de Comunicação Popular, ação extensionista da disciplina de Projeto Integrador de Curso.

Responsáveis: Profs. Fernanda de Paula e Emerson Eller

Cursos: Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Disciplinas: Projeto Integrador de Curso

1º e 2º Períodos - Semestre (2023/1)

Descrição do projeto:

A Mostra de Comunicação Popular é uma iniciativa da disciplina de Projeto Integrador de Curso, a qual envolve os alunos e alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento contou com cartazes de supermercado, grafites, faixas, pichação, fotografias, pinturas, documentários e outras formas de arte popular presentes na cidade. A Mostra foi realizada no hall do edifício ED2, no campus II, entre os dias 14 e 16 de junho.

Justificativa:

O evento é o resultado da disciplina extensionista Projeto Integrador de Curso e visa integrar universidade e comunidade do entrono, a partir da valorização da arte local e a comunicação popular. A atividade envolve o tripé ensino, pesquisa e extensão, ao promover ao diálogo entre teorias e prática.

Data de realização da atividade: De 14 a 16 de junho de 2023.

Alcance quantitativo: 45 discentes, 2 professores e dezenas de artistas e participantes da ação.

Alcance qualitativo: A ação promove a extensão ao propor uma devolutiva à comunidade local, a partir daquilo que é desenvolvido de conhecimento na universidade. A ação promove a interação entre teoria e prática quanto aos conceitos aprendidos, além de reforçar o caráter comunitário da instituição.

Comunicação Popular, Arte, Cultura Empreendedora:

A Mostra de Comunicação Popular é um projeto intercursos e transdisciplinar, o qual contribui para os indicadores propostos para a graduação pelo Plano de Desenvolvimento Institucional em diferentes âmbitos, como: Políticas institucionais no âmbito do curso, ao promover a integração ensino, pesquisa e extensão; Conteúdos curriculares ao promover metodologias ativas de aprendizagem nas quais se preza a educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura; e Metodologia capaz de promover o aprendizado de forma autônoma pelo discente, por meio de uma aprendizagem diferenciada. Os indicadores atuam no desenvolvimento de habilidades de competências dos discentes envolvidos, capazes de contribuir para o perfil do egresso, como atuar de forma ética e profissional, aplicando em todos os aspectos da vida profissional; exercício da profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma contribuição social; agir com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais e a pluralidade na presente na realidade brasileira; promoção do desenvolvimento de diferentes linguagens nos processos de comunicação, inovando e adequando às novas tecnologias midiáticas; capacidade de refletir criticamente sobre as práticas da profissão escolhida; por fim,  planejar, propor, executar, gerenciar e avaliar projetos na área de comunicação, de forma multidisciplinar.