“Dois estranhos”, um bate papo sobre o racismo e o papel da comunicação

Tipo de Ação: Seminário “Dois estranhos”, um bate papo sobre o racismo e o papel da comunicação

Responsáveis: Professores Roberto Villella, Elton Binda, Franco Dani, Emerson Eller, Deborah Vieira, Fernanda Paula.

Curso(s): Design Gráfico, Jornalismo, Publicidade e Propaganda

Disciplinas: Todas as disciplinas

Todos os períodos - Semestre (2023/1)

Descrição do projeto:

O seminário “Dois estranhos”, um bate papo sobre o racismo e o papel da comunicação contou com a participação das professoras Fernanda Paula e Deborah Vieira, como mediadoras do debate, e os membros do Coletivo Deck, Fernanda Oliveira e Danilo Nunes. Inicialmente foi transmitido o curta vencedor do Oscar de 2021, "Dois Estranhos", disponível na Netflix, como forma de sucitar o pensamento crítico dos presentes e ser o ponto de partida sobre os debates que se seguiram sobre comunicação e questões raciais. A participação de Fernanda e Danilo, artistas do coletivo valadarense, trouxe à tona a realidade vivenciada pela população negra e periférica da cidade e instigou a pensar qual o papel dos profissionais do jornalismo, design e publicidade, no combate ao racismo e transformação social. O momento contou com o diálogo entre discentes e convidados e um momento cultural, com música e improviso.

Justificativa:

O debate sobre questões raciais torna-se de extrema importância para os futuros profissionais da comunicação, uma vez que são eles os responsáveis pela forma com que os sentidos são construídos ou desconstruídos. Ainda, estimula o pensamento crítico e contribui para a formação social e humanística a partir do diálogo com diferentes agentes sociais. Iniciar o semestre letivo a partir de pautas urgentes é uma forma de promover a apropriação dos conteúdos a serem vistos, trazendo na prática as teorias aprendidas ao longo do curso.

Data de realização da atividade: 06 de março de 2023

Alcance quantitativo: 200 discentes e docentes

Alcance qualitativo: O evento promoveu a interação entre os alunos dos 3 cursos, bem como com a sociedade valadarense e suas nuances. Foi um momento reflexivo que auxilia na formação humana e social dos futuros profissionais.

Comunicação, Arte e Sociedade:

O evento proporcionou a associação teoria e prática para as turmas envolvidas, proporcionando o diálogo intercursos e com a comunidade e suas necessidades.  A proposta foi uma forma de estimular as competências e habilidades dos presentes a partir de uma atuação sensível, ética, capaz de reconhecer desigualdades sociais, diferenças geracionais, étnicas, raciais e de gênero. Uma forma de fomentar a capacidade crítica dos discentes, mediante conceitos e produtos comunicacionais, fomentando o posicionamento ético e político. Ainda, contribui para o perfil do egresso ao trazer discussões atuais, por meio de práticas acessíveis de aprendizado, como também a abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, induzindo o contato com conhecimento recente e inovador. Pensando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pensados pela ONU, urge a ODS 10 - Redução das Desigualdades, ao se tratar a questão racial como tema de extrema relevância para combate das desigualdades e injustiças sociais.