Bate-papo com profissionais

Tipo de Ação: Conversa com profissionais da área de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, que empreendem

Responsáveis: Profa. Deborah Vieira

Curso(s): Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Disciplinas: Cultura Empreendedora

1º Período - Semestre (2023/1)

Descrição do projeto:

No dia 27 de fevereiro, as turmas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda receberam a visita de duas profissionais da comunicação para uma conversa sobre a cultura empreendedora e o mercado de trabalho. A iniciativa é parte de uma atividade proposta na disciplina de Cultura Empreendedora, na qual os alunos e alunas iriam dialogar com profissionais que empreendem. Para a atividade foram convidadas a jornalista e idealizadora do projeto "Marcas Fascinantes", Stephanne Fernandes, e a publicitária, jornalista e diretora da Óbvio Comunicação Intergada, Valéria Alves. As profissionais apresentaram sua vivências no empreendedorismo e tiraram dúvidas dos alunos e alunas presentes sobre a área.

Justificativa:

O diálogo com profissionais propicia que os/as discentes possam conhecer mais sobre a prática da comunicação e do empreendedorismo no mercado, a nível local e nacional. Ainda é uma oportunidade de ampliar o networking e pensar sobre a trajetória que deseja traçar na profissão escolhida.

Data de realização da atividade: 27 de fevereiro de 2023

Alcance quantitativo: 31 alunos e alunas

Alcance qualitativo: Alcance

Educação Empreendedora:

A iniciativa dialoga com a proposta para os cursos de tratarem o tema "Educação Empreendedora", também fomentado pela Univale na formação de profissionais que busquem inovar e soluciona problemas de forma criativa e prática. Além disso, a atividade se enquadra no indicador "Politicas institucionais no âmbito do curso", a partir do momento que promove oportunidade de aprendizagem alinhada ao perfil do egresso, através de práticas inovadoras; o indicador "Conteúdos Curriculares", uma vez que propicia a atualização dos/das discentes; e "Metodologia", ao utilizar de estratégias dinâmicas e interativas no processo de aprendizagem. Ainda, vale destacar que o diálogo contribui para o desenvolvimento do perfil do egresso em diferentes instâncias, como: capacidade de analise critica e conhecimento sobre as práticas profissionais, reflexão sobre a variedade e mutabilidade das demandas sociais e profissionais da área e capacidade de adaptação às transformações tecnológicas demonstrando  comportamento inovador e empreendedor. Tudo isso contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências dos/das discentes traçado no Projeto Pedagógico de Curso, em que propõe o exercicio da  profissão  de  forma  articulada ao  contexto  social,  entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.