Projeto Integrador de Curso V - Abayomi

Tipo de Ação: Coletivo Abayomi GV: valorização e representatividade da cultura afro

Responsáveis: Prof. Emerson Nunes Eller e Profa. Fernanda Cristina de Paula

Curso(s): Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Disciplinas: Projeto Integrador de Curso V e Gêneros, identidades, etnias e mídia

5º Período - Semestre (2022/2)

Descrição do projeto:

O projeto teve como escopo propor e desenvolver produtos que contribuam no processo de visibilidade do coletivo e, sobretudo, para colaborar com a construção de sua historiografia e trajetória de atividades para valorização da cultura afro na cidade de Governador Valadares. O evento de entrega e apresentação dos produtos finais ocorreu no auditório B do Campus II e contou com uma programação especial orientada pelos professores, acadêmicos, pesquisadores e artistas.  Programação: declamação de poesias, mesa-redonda sobre gênero, raça e educação, exibição e entrega dos produtos e roda de conversa com o coletivo.

Justificativa:

Com caráter extensionista, a atividade buscou a aproximação da comunidade acadêmica com o público externo a fim de fomentar o interesse dos estudantes por demandas relacionadas a questões de representatividade, discutindo assim, a importância de uma formação profissional que considere a matéria social e humana.

Data de realização da atividade: 01/12/2022

Alcance quantitativo: O projeto foi apresentado no evento de lançamento das propostas e peças de comunicação e alcançou entre 40 a 50 pessoas – considerando membros do coletivo, professores e alunos do curso. Até o momento, o site do projeto atingiu 510 visualizações.

Alcance qualitativo: Os estudantes compreenderam a importância do papel social de suas futuras profissões e dentre os produtos realizados, podemos destacar: textos compostos em crônicas narrativas, vídeo com entrevistas, documentários, materiais e conteúdos para as redes sociais e o website que recebeu todo o conteúdo mencionado anteriormente.

Redução das Desigualdades, Arte, Mídia e Resistência:

O projeto trouxe um viés interdisciplinar e atendeu ao coletivo que é uma manifestação decolonial de arte, cultura e resistência da história da população negra de Governador Valadares. Cumpre ainda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, presente na agenda 2030 da ONU. A intervenção junto ao coletivo resultou em diferentes produtos e peças de comunicação, os quais contam a história do coletivo e trazem interação e visibilidade para o mesmo junto à comunidade local.