Coletivo Abayomi

Tipo de Ação: Projeto de extensão

Professor(a): Franco Dani Araújo e Pinto

Cursos: Publicidade e Propaganda, e Jornalismo

Disciplina: Produção Científica e Práticas de Extensão

Período(s): 6º

Semestre (2018-2)

Descrição do projeto:

O projeto de extensão “Coletivo Abayomi” foi desenvolvido no segundo semestre de 2018, resultado do componente curricular “Produção Científica e Práticas de Extensão”, que abarca os 6º períodos de Publicidade e Propaganda, e de Jornalismo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Ao longo do semestre, os alunos planejaram e executaram ações em parceria com membros do Coletivo Abayomi-GV (movimento de origem afro que tem como missão fomentar a discussão étnico-racial em Governador Valadares), cujo produto final foi a criação de uma campanha publicitária e posterior divulgação junto à imprensa local das comemorações pelo Dia da Consciência Negra na cidade, em 20 de novembro.

Ao longo do semestre, o conteúdo ministrado em sala de aula alternou entre atividades práticas e conteúdo teórico de três linhas de pesquisa: “Comunicação, Identidade e Territórios Midiáticos”; “Linguagens, Processos Sociais e Práticas Comunicativas”; e “Narrativas, Visualidades e Modernidade”.

Data de realização da atividade: novembro de 2018

Objetivo(s): Permitir aos alunos desenvolver a familiaridade com as atividades de pesquisa e extensão, promovendo a interlocução entre ambas, além de incentivar o interesse pela pesquisa e estender o conhecimento teórico desenvolvido no curso para o benefício da comunidade.

Possibilitar o trabalho seguindo um modelo de agência experimental, sendo divididos em quatro setores: Atendimento e Assessoria de Imprensa; Criação e Redação; Produção audiovisual e de conteúdo; e Marketing Digital. Respeitando as especificidades de um projeto de extensão, as ações foram elaboradas em conjunto pelos alunos e membros do Coletivo Abayomi, que frequentemente eram convidados para estar em sala de aula como forma de acompanhar todo o processo.

Resultados alcançados: Essas ações práticas resultaram, por exemplo, na produção de posts adaptados dos lambe-lambe (mídia cartaz) que foram produzidos para início do trabalho nas redes sociais; desenvolvimento da marca do Coletivo e dos lambe-lambe; e criação dos posts dos eventos em que o Coletivo estará presente no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Outra ação foi a gravação e edição de vídeos de até 30 segundos sobre o Coletivo, sobre o trabalho que eles desenvolvem em Governador Valadares, e o que seus membros fazem e quem são eles. Além de uma oficina em mídias sociais ministrada pela equipe de Criação e Redação a membros do Coletivo.

Acredita-se que essa ação extensionista teve papel importante na formação acadêmica e cidadã dos alunos envolvidos, pois possibilitou a formação do profissional-cidadão no sentido de que ele se credencie, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes; o fortalecimento das organizações populares e comunidades, contribuindo para o seu desenvolvimento social, prestando serviços e orientações técnicas nas áreas de Publicidade e Propaganda, e Jornalismo; a convivência com a realidade social e prática profissional, prestando serviços que beneficiam as comunidades, promovendo a sua reflexão sobre os problemas sociais existentes e preparação profissional para o mercado.

Facebook_Mayara.pptx
Apresentacao_Abayomi_Carol.pptx

O que foi noticiado:

Defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial:

As ações divulgaram a marca do Coletivo em mídias online e offline, por meio de diversos formatos de peças digitais e analógicas, veiculadas e distribuídas em Governador Valadares. O trabalho que o coletivo desenvolve foi o conteúdo chave. Além da divulgação da oficina em mídias sociais promovida pelo Coletivo. Essa ação extensionista teve papel importante na formação acadêmica, profissional e cidadã dos alunos envolvidos.