Povos Indígenas: luta antirracista e resistência

Tipo de Ação: Palestra "Povos Indígenas: luta antirracista e resistência", ministrada pelo prof. Me. Flávio da Anunciação

Responsável: Profa. Deborah Vieira

Cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Disciplina: Gêneros, Identidades, Etnias e Mídia

4º e 5º Períodos - Semestre (2024/1)

Descrição do projeto:

A palestra "Povos Indígenas: luta antirracista e resistência", ministrada pelo historiador, doutorando e mestre em História (UFJF), prof. Flávio Luciano da Anunciação, trouxe importantes reflexões sobre o racismo e epistemicídios contra os povos indígenas brasileiros. A ideia foi promover o diálogo com os docentes, a fim de contribuir no aprendizado sobre a temática de forma dinâmica e atual.

O professor apresentou sua pesquisa, a qual trata sobre veículos de comunicação indígenas do período ditatorial até a redemocratização brasileira. Além de contribuir na desconstrução do estereótipo ligado a essa parcela da população. Os alunos e alunas puderam ainda tirar dúvidas e aprender de que forma atuar na luta antirracista e em prol dos povos indígenas na profissão.

Justificativa:

Após aprenderem conceitos importantes como epistemicídio e racismo, os alunos foram convidados a pensar no racismo enfrentado pela população indígena brasileira e refletir sobre formas de dar maior visibilidade a esses povos, rompendo com a representação a partir de estereótipos. A presença do prof. Me. Flávio da Anunciação possibilitou ainda conhecer as pesquisas desenvolvidas na área, desenvolvidas até o momento.

Data de realização da atividade: 02 de abril de 2024.

Alcance quantitativo: 1 pesquisador, 1 professora e 17 discentes.

Alcance qualitativo: O aprendizado proporcionado pela presença de um pesquisador da área é grande e contribui na formação dos futuros profissionais de comunicação, rumo a uma sociedade mais justa.

Temas tranversais, Questões raciais e étnicas e Direitos Humanos:

Quanto as diretrizes propostas pela UNIVALE, a atividade compreende os seguintes indicadores: Conteúdos Curriculares, ao promover o desenvolvimento do perfil do egresso, com educação em direitos humanos, de educação das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira, africana e indígena, diferenciando o curso dentro da área profissional e induzindo o contato com conhecimento recente; e Metologia, uma vez que lança mão de práticas pedagógicas que estimulam a ação discente em uma relação teoria-prática. 

Quanto às habilidades e competências desenvolvidas, têm-se: Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; Exercer  sua  profissão  de  forma  articulada ao  contexto  social,  entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; Atuar   com   sensibilidade   e   ética,   reconhecendo   desigualdades   sociais,   diferenças  geracionais,  étnicas,  raciais,  ambientais,  bem  como  deficiências  individuais; Posicionar-se de modo ético e político, identificando a responsabilidade social da profissão em face das demandas sociais e da complexidade e dos conflitos do mundo contemporâneo; Entender o papel da comunicação publicitária na sociedade.

A palestra "Povos indígenas: luta antirracista e resistência" convida discentes de comunicação à reflexão

Ministrada pelo professor e pesquisador Flávio da Anunciação, a palestra provoca os discentes a pensar sobre a pauta indígena e sua relação com o papel do profissional da comunicação.