Revista Vale da Ciência

Tipo de Ação: Produção de Revista Experimental

Responsáveis: Profas. Ana Luiza Ferreira e Deborah Vieira

Curso: Jornalismo

Disciplinas: Jornalismo Científico e Estágio Supervisionado

7º Período - Semestre (2024/1)

Descrição do projeto:

A Revista Vale da Ciência é uma produção do 7º período de Jornalismo e é resultado das disciplinas de Jornalismo Científico e Estágio Supervisionado, ministrada pelas jornalistas e professoras do curso, Ana Luiza Ferreira Coelho e Deborah Luísa Vieira dos Santos, respectivamente.

A revista reúne seis matérias e uma coluna, as quais trazem um olhar curioso e investigativo sobre temas científicos. A revista experimental conta como as seguintes editorias: Laboratório da Vida, Biblioteca do Passado, Pipoca e Controle, Volta ao Mundo, Por dentro da UNIVALE e De Frente com Especialista. Tudo em uma linguagem que permite levar o conhecimento para fora da universidade.

Justificativa:

A revista é uma oportunidade dos alunos e alunas de vivenciar o dia a dia da profissão, como também experienciar a rotina da produção jornalística, voltada para a cobertura da Ciência.

Data de realização da atividade: 25 de junho de 2024.

Alcance quantitativo: 5 docentes, 7 docentes, comunidade acadêmica e região.

Alcance qualitativo: A revista permite a mediação de conhecimento científico de qualidade, a partir de uma visão regional. Assim, os alunos e alunas aprendem ao trazer assuntos complexos de forma palatável para o público leigo, bem como a comunidade ganha ao ter acesso a informação.

Jornalismo Científico, Extensão e Revista Experimental:

A Revista Vale da Ciência dialoga com as políticas institucionais de curso, ao alinhas ensino-pesquisa-extensão, voltadas para a promoção do perfil do egresso. Ainda, contribui com os conteúdos currículares ao promover o desenvolvimentos dos alunos e alunas, levando-se em consideração a prática profissional e a abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais. Isso promove o contato com conhecimento recente e inovador. Por fim, ao trazer a interface teoria e prática, a revista se apresenta como uma importante estratégia de aprendizagem e estímulo ao docente.

Com isso, a produção de uma revista experimental contribui para o desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional; Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;  Atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais, diferenças geracionais, étnicas, raciais, ambientais, bem como deficiências individuais; Ser capaz de analisar criticamente a realidade social, mediante conceitos e teorias, posicionando-se de modo ético e político; Dominar as linguagens nos processos de comunicação, inovando e adequando às novas tecnologias midiáticas, com competência no uso da língua portuguesa para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área; Ser capaz de refletir criticamente sobre as práticas profissionais; Registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens; Compreender, sistematizar e organizar os processos de produção jornalística; Investigar, interpretar, explicar e contextualizar informações para produção de textos e mensagens jornalísticas claras e corretas; Realizar coberturas jornalísticas utilizando instrumentos adequados às diversas situações de trabalho; Planejar, executar e avaliar produtos, práticas e projetos jornalísticos; Buscar a verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania.

Expediente