Curta esse Curta

Tipo de Ação: Produção de curtas-metragens

Responsáveis: Professores João Paulo de Oliveira Xavier e Roberto Villela Filho

Curso(s): Jornalismo, Publicidade e Propaganda

Disciplinas: Linguagem Cinematográfica e Projeto Integrador de Curso - PIC II

1º e 2º Períodos - Semestre (2021/2)

Descrição do projeto:

A atividade interdisciplinar realizada em parceria com o Projeto Integrador de Curso - PIC II - Curta Esse Curta, ministrado pelo professor João Paulo de Oliveira Xavier, contou com a execução das fases de planejamento, produção e execução de curtas-metragens autorais pelos alunos do 1º e 2º períodos dos cursos de Publicidade e Propaganda, e Jornalismo da Univale.

Para facilitar o desenvolvimento da atividade, os estudantes uniram os conhecimentos obtidos na disciplina do PIC II e Linguagem Cinematográfica. Os docentes responsáveis ofereceram todos os recursos e orientações para que os estudantes pudessem realizar as atividades com qualidade e sem sobressaltos, sempre com foco na experiência e no aprendizado.

Justificativa:

As atividades estão diretamente relacionadas ao comprometimento com o desenvolvimento regional assumido pela Univale, instituição que trabalha para atender às necessidades da comunidade, reafirmando sua identidade de universidade comunitária.

Toda a produção de conteúdo e a estratégia de publicação do material corrobora o foco na formação de profissionais competentes, éticos e comprometidos com o desenvolvimento humano e regional. Da mesma forma, os resultados observados nas reações dos discentes e dos moradores do local evidenciam o alinhamento com a visão da Univale, de ser referência como instituição educacional inovadora, comunitária e inclusiva.

No tocante ao negócio, o trabalho realizado é abertamente conectado com a transformação de vidas por meio da educação.

Além disso, a atividade está em consonância com o conceito 5 do Indicador 1.5 (Conteúdos curriculares) do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Inep, qual seja:

“Os conteúdos curriculares, constantes no PPC, promovem o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando a atualização da área, a adequação das cargas horárias (em horas-relógio), a adequação da bibliografia, a acessibilidade metodológica, a abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, diferenciam o curso dentro da área profissional e induzem o contato com conhecimento recente e inovador.”

Data de realização da atividade: 5 de outubro a 7 de dezembro de 2021

Alcance quantitativo: A atividade envolveu duas disciplinas, três docentes (contando com o apoio da professora Eunice Maria Nazarethe Nonato, do Mestrado em Gestão Integrada do Território - GIT, da Univale), 32 alunos e centenas de moradores do Buracão, que participaram dos trabalhos como personagens, com seus relatos e suas perspectivas.

Alcance qualitativo: O objetivo acadêmico prático passou pela busca de relatos de moradores de lá para, a partir deles, criar curtas documentários que permitam àquelas mensagens alcançar mais pessoas. Dar ouvidos àquelas vozes e amplificar as perspectivas de quem tem poucas oportunidades de exibir os próprios ângulos.

O resultado foi muito proveitoso, com todos os objetivos das disciplinas tendo sido atendidos, inclusive com a superação das expectativas.

Defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial, Cuidado com as pessoas:

De acordo com nosso PDI, "as ações comunitárias da Universidade Vale do Rio Doce - Univale são voltadas à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, à memória, ao patrimônio cultural e à produção artística, entre outras que reforçam o seu caráter comunitário. Ocorrem por intermédio da intervenção junto aos problemas sociais locais e regionais, contribuindo, incisivamente, para a busca de soluções para esses."

Já o PPC dos cursos preconiza que o egresso deve incorporar ao seu perfil "a capacidade de refletir criticamente sobre seu papel na sociedade, a necessidade de um desenvolvimento regional sustentável e sobre sua responsabilidade com o progresso da ciência e da tecnologia. Esse profissional terá compreendido a indispensabilidade de uma atitude investigativa, reflexiva e, principalmente, solidária."

A ANSIEDADE NOS OLHOS DE QUEM A VIVE

#C4NCEL4DOS

ENCANTO

O QUE TE MOVE?

POR QUANTO TEMPO?

RE-EVOLUIR

UM BALÃO CHAMADO GORINHO