Ação extensionista na E. E. Prof. Darcy Ribeiro

Tipo de Ação: Oficina de Jornalismo no sábado letivo da E. E. Prof. Darcy Ribeiro

Responsáveis: Profa. Deborah Vieira 

Curso: Jornalismo

Disciplinas: Jornalismo Social e Comunitário

6º Período - Semestre (2023/2)

Descrição do projeto:

A disciplina de Jornalismo Social e Comunitário, ministrada ao 6º período de Jornalismo, possui caráter extensionista, sendo metade da sua carga horária destinada ao planejamento e execução das ações. Como parte das atividades,  a turma foi convidada pela E. E. Prof. Darcy Ribeiro para participação de um sábado letivo, a fim de apresentar ferramentas e reflexões acerca do Jornalismo junto ao clube de Jornalismo da escola.

Na oportunidade, os alunos e alunas de Jornalismo Social e Comunitário promoveram uma oficina de desconstrução jornalística, a partir de um material pré-estabelecido, no qual os alunos do clube foram convidados a observar as ferramentas jornalísticas acionadas, de modo crítico, a fim de propor alternativas para a reconstrução do material.

Justificativa:

O diálogo entre universidade e comunidade, por meio de ações extensionistas, possibilita a expansão do conhecimento e formação de público leitor, por meio das ferramentas de educomunicação e literacia midiática. Para os universitários, esta é uma oportunidade de aprendizado junto à comunidade, por meio da interação ensino-pesquisa-extensão, reforçando os conhecimentos já aprendidos em sala e no estágio. É uma oportunidade de cada estudante tornar-se protagonista, ao acionar metodologias ativas de ensino. Ao mesmo tempo, dialogar sobre o jornalismo e sua participação na conformação social, em especial, por meio de um grupo escolar que já se envolve com as práticas, é uma forma de fomentar a leitura crítica da mídia, compreendendo seus potenciais e deficiências, a fim de contribuir na formação cidadã da comunidade escolar atingida pelas ações.

Data de realização da atividade: 16 de setembro de 2023.

Alcance quantitativo: 6 discentes e 1 docente do curso de jornalismo, 8 docentes e 19 discentes da escola estadual.

Alcance qualitativo: A atividade junto à E. E. Prof. Darcy Ribeiro possibilita a troca de saberes entre universitários e comunidade, fortalecendo o senso de pertencimento e fomentando a prática jornalística de modo preocupado com a sociedade, a inclusão e formação de um público leitor crítico.

Jornalismo, Práticas extensionistas e educomunicação:

A UNIVALE, enquanto universidade comunitária, estimula práticas que estejam voltadas para a comunidade externa, de modo a promover o diálogo, a troca de saberes e o retorno para a comunidade na qual está inserida, de modo a promover também o desenvolvimento social. Disciplinas como Jornalismo Social e Comunitário, apresentam caráter interdisciplinar, ao envolver diferentes saberes nas discussões. As práticas puderam contribuir para o alcance das políticas institucionais no âmbito do curso, ao proporcionar o desenvolvimento do tripé ensino-pesquisa-extensão, por meio das discussões acerca do papel do jornalismo na construção e conformação da realidade.

Ao trazer as teorias aprendidas em sala para a prática, como as ações extensionistas desenvolvidas, há o desenvolvimento de habilidades e competências importantes dos discentes, como o exercício da profissão de forma articulada ao contexto social; entendendo-a como uma forma de participação e contribuição para a comunidade; atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais e de acessibilidade; capacidade de analisar criticamente a realidade social; promoção do domínio das linguagens nos processos de comunicação; planejar, propor, executar e avaliar projetos de comunicação; gerenciar e trabalhar em equipe multiprofissional; e compreender, sistematizar e organizar os processos de produção jornalística. As habilidades e competências trabalhadas ainda contribuem para o desenvolvimento do perfil do egresso, em especial, na interlocução com a comunidade  regional  e  o  desenvolvimento  local, por meio da troca com a comunidade escolar do ensino público valadarense.