Comunicação Comunitária: pesquisa e experiências

Tipo de Ação: Bate-papo com o professor Dr. Ismar Capistrano Costa Filho (UFC)

Responsáveis: Profa. Deborah Vieira

Curso: Jornalismo

Disciplinas: Jornalismo Social e Comunitário

7º Período - Semestre (2023/1)

Descrição do projeto:

No dia 07 de março, a disciplina de Jornalismo Social e Comunitário contou com a participação do pesquisador, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Ismar Capistrano Costa Filho. O professor contou sobre suas experiências com a comunicação comunitária e as pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos, no Brasil e no México. A participação ocorreu de forma remota e os alunos e alunas presentes puderam interagir a partir de perguntas e troca de vivências. A partir do diálogo foi possível pensar sobre as possibilidades de atuação do jornalista junto à comunidade e em benefício da cidadania.

Justificativa:

A atividade foi importante para ampliar o conhecimento da turma sobre à comunicação comunitária e o jornalismo social, a partir de experiências práticas vivenciadas pelo pesquisador dentro e fora do Brasil. Torna-se importante o contato com diferentes cursos e profissionais, na formação dos/das discentes, tanto pela possibilidade de ampliação do networking, quanto pela possibilidade de aprendizado.

Data de realização da atividade: 07 de março de 2023

Alcance quantitativo: 9 alunos(as)

Alcance qualitativo: A presença do prof. Ismar Capistrano na aula possibilitou a ampliação do conhecimento dos presentes, como também fez com que refletissem sobre as diferentes formas de intervenção da comunicação/jornalismo junto a comunidade, fortalecendo a formação social e humanística dos alunos e alunas.

Comunicação comunitária e cidadã:

A participação do pesquisador e professor contribuiu para a promoção do desenvolvimento de cada aluno(a) presente, a partir de uma metodologia acessível e interativa, a turma foi convidada a refletir sobre o papel da comunicação/jornalismo nas comunidades, sendo um diferencial da formação dentro da área profissional, fomentando o contato com diferentes formas de saber e práticas. A partir da formação especializada, proposta pela disciplina, os estudantes são estimulados a serem profissionais  capazes  de  refletir sobre a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área,    numa    visão integradora    e    horizontalizada,    aplicando    criticamente o instrumental teórico-prático  do  curso  nas  situações  de  trabalho.  Ainda, fomenta-se a conduta profissional e cidadã, pautada em princípios éticos e políticos a serviço da comunidade. Isso contribui para que  o perfil  do  egresso  seja pautado pela  capacidade  de  refletir  criticamente  sobre seu papel na sociedade e a necessidade de um desenvolvimento regional sustentável, exercendo a profissão de forma articulada ao contexto social vigente. Ainda reflete o compromisso com a ODS 10, a qual prevê a redução das desigualdades, e tem como um de seus compromissos com a representação e voz mais forte dos países em desenvolvimento, a fim de produzir instituições mais eficazes, críveis, responsáveis e legítimas.