Jornalismo, literatura e meio ambiente

Tipo de Ação: Aula Aberta “Os bastidores da narrativa da tragédia em Mariana”

Responsáveis: Prof. Franco Dani

Curso(s): Jornalismo

Disciplina: Jornalismo Literário e Cultural

6º Período - Semestre (2022.2)

Descrição do projeto:

Jornalista com passagem em grandes veículos de imprensa, Cristina Serra cobriu para o Fantástico o desastre ambiental de Mariana, em 2015, quando o rompimento da barragem da mineradora Samarco matou 19 pessoas e despejou lama tóxica no Rio Doce, comprometendo o abastecimento, a pesca e a agropecuária em 38 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. A experiência, que rendeu a produção de um livro, foi abordada no dia 13 de setembro de 2022, na aula “Os bastidores da narrativa da tragédia em Mariana”, que foi transmitida às 20h30 no canal da Univale no YouTube. Além da Rede Globo, Cristina Serra já trabalhou na Revista Veja e no Jornal do Brasil, e escreve artigos para a Folha de São Paulo. A cobertura do desastre ambiental a motivou a escrever o livro “Tragédia em Mariana”, lançado em 2018. “O livro conta as histórias de vítimas, mostra os impactos ambientais e explica o cenário político-institucional que levou ao desastre”, explica a autora, em seu site oficial. Inicialmente, a aula seria para os alunos da disciplina Jornalismo Literário, do 6o período de Jornalismo, mas foi ampliada para todas as turmas do curso, além de contar com a participação da comunidade em geral.

Justificativa:

Compartilhar a experiência da jornalista Cristina Serra na produção do livro “Tragédia em Mariana”, lançado em 2018, e que narra os acontecimentos que permearam a tragédia causada pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, em novembro de 2015. 

Data de realização da atividade: setembro de 2022

Alcance quantitativo: Cerca de 500 visualizações no canal da Univale no Youtube.

Alcance qualitativo: A aula aberta foi assistida em tempo real por alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia Civil e Ambiental, cursos da área da saúde, professores e alunos do Programa do Mestrado em Gestão Integrada do Território da Univale. Como está acessível na página da Univale, o vídeo já foi assistido por mais de 500 pessoas entre alunos e membros da comunidade externa.

Temas transversais: 

As questões ambientais estão no cerne da obra de Cristina Serra. E apesar de a proposta ter surgido dentro da disciplina Jornalismo Literário com o objetivo de o público compreender como foi o processo de construção das narrativas usadas pela autora, maior parte do debate permeou as questões ambientais, como a irresponsabilidade e imprudência das mineradoras, os crimes ambientais cometidos, a ação do poder público frente a esse crime ambiental etc. 


Indicadores do PDI e de avaliação de cursos de graduação: 

Com esse projeto, o curso de Jornalismo mostra que está alinhado com as políticas institucionais de ensino constantes no PDI, claramente voltadas para a promoção de oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso, adotando-se práticas comprovadamente exitosas ou inovadoras para a sua revisão. Reforça, ainda, que seus conteúdos curriculares promovem o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso ao abordar conteúdos transversais, como, por exemplo, educação ambiental, que diferenciam o curso dentro da área profissional e induzem o contato com conhecimento recente e inovador. 


Perfil do egresso: 

Esta atividade está alinhada com as políticas de perfil do egresso constantes no PPC de Jornalismo ao possibilitar que, ao concluir o curso, ele esteja apto para o desempenho profissional de jornalista, com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva, capacitando-o, dessa forma, a atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, capaz de responder, por um lado, à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, e, por outro, possuir os fundamentos teóricos e técnicos especializados, o que lhe proporcionará clareza e segurança para o exercício de sua função social específica, de identidade profissional singular e diferenciada em relação ao campo maior da comunicação social.