Transformações no Jornalismo: mercado de trabalho, vida real e inteligência artificial

Tipo de Ação: Palestra "Transformações no Jornalismo: mercado de trabalho, vida real e inteligência artificial", com a participação da jornalista Karla Albuquerque

Responsável: Profa. Deborah Vieira

Curso: Jornalismo

Disciplina: Jornalismo Científico

7º Período - Semestre (2024/1)

Descrição do projeto:

A palestra "Transformações no Jornalismo: mercado de trabalho, vida real e inteligência artificial", ministrada pela jornalista do Globo News e co-fundadora da Jornada Polis, Karla Albuquerque, tinha como objetivo discutir a inteligência artificial, suas potencialidades e desafios. Na oportunidade, os alunos e alunas puderam tirar dúvidas e observar como a IA pode ser uma ferramenta de trabalho, ao mesmo tempo em que ela não supera elementos humanos, como a criatividade e capacidade de resolução de problemas.

Justificativa:

A participação de profissionais nas aulas de graduação possibilitam a troca de conhecimentos e experiência, além da possibilidade de networking e contato com o mercado de trabalho. Além disso, foi possível discutir sobre o dia a dia do profissional de Jornalismo, na produção das notícias, com enfoque no Jornalismo Científico.

Data de realização da atividade: 02 de abril de 2024.

Alcance quantitativo: 1 profissional de jornalismo, 1 professora e 7 discentes.

Alcance qualitativo: A conversa possibilitou maior conhecimento dos alunos e alunas quanto à rotina jornalística, em especial, no que tange ao jornalismo especializado. Além disso, foi possível aprimorar os conhecimentos e estreitar laços com o mercado de trabalho.

Jornalismo Científico e Produção Jornalística:

A atividade foi uma forma de aproximação entre os discentes e o cotidiano do Jornalismo, em especial em um veículo de comunicação tradicional. A metodologia empregada contribuiu para os seguintes indicadores: Conteúdos curriculares ao promover o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando a atualização da área, particularmente, no que tange ao jornalismo especializado; bem como apresenta-se como uma metodologia que atende ao desenvolvimento de novas estratégias de aprendizado e troca de saberes, proporcionando aprendizagens diferenciadas. 

Quanto ao desenvolvimento do perfil do egresso, por meio das habilidades e competências, atende-se aos seguintes tópicos: Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional; Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; Dominar as linguagens nos processos de comunicação, inovando e adequando às novas tecnologias midiáticas, com competência no uso da língua portuguesa para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área; Ser capaz de refletir criticamente sobre as práticas profissionais; Utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação; Realizar coberturas jornalísticas utilizando instrumentos adequados às diversas situações de trabalho.

Bate-papo sobre Jornalismo e Inteligência Artificial

A jornalista Karla Albuquerque discutiu sobre o uso da IA na rotina jornalística, além de inspirar os futuros jornalistas.


Conheça a Jornada Polis!