Veja porque procrastinação não é preguiça

Vamos falar sobre esta palavrinha tão comentada nos últimos tempos? PROCRASTINAÇÃO

Procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. “Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”, resume o psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton. Porém, alguns conceitos mal definidos têm apontado a procrastinação como moleza, falta de vontade ou preguiça. Mas você verá aqui a verdade do porque você pode acabar procrastinando:

1. Porque você tem medo de dar errado

A procrastinação pode ser facilmente envolvida pelo medo de que determinada atividade não saia como deveria ou o pensamento de que você não é capaz de realizar esta tarefa. Assim, adiando-a pelo medo de dar errado.

Dica: Lute contra o perfeccionismo ou com a ideia de que você não é suficiente. Além disso, errar pode ser um bem muito grande para a sua caminhada de aprendizados, se arrisque e cresça.

2. Porque você está ansioso pensando em tudo o que tem para ser feito

Neste ponto, é muito comum noites mal dormidas e momentos de descanso ou descontração não serem 100% aproveitados porque sua mente não desliga de tudo o que tem que ser feito. Ao mesmo tempo que não consegue cumprir todas as tarefas porque começa a realizar uma, de repente uma angústia com o prazo de outra surge, você larga esta para fazer aquela outra e assim sucessivamente.

Dica: Tenha sempre em mãos uma agenda ou um aplicativo de checklist no celular. Quando anotar uma tarefa, tente ser o mais detalhado possível, um exemplo para um estudante com atividades online: registre data e horário de entrega, o nome da matéria, cada etapa da atividade (Escolher tema para blogpost sobre procrastinação; registrar tema escolhido na planilha de organização; estudar sobre o assunto; redigir texto e enviar como PDF para o professor José pelo Google Classroom). Tudo isso te ajudará enxergar melhor cada degrau para chegar em determinado andar e subir um por um sem saltar.

3. Porque você está sobrecarregado

No último ponto, falamos sobre atividades simples, mas que você não tem conseguido organizar bem no seu tempo e na sua mente. Mas aqui, o ponto é ainda mais delicado: muitas atividades, muitas responsabilidades, muitas cobranças ou muitas tarefas que não se conectam uma com a outra (cursando Letras, fazendo pós de Fisioterapia, trabalhando como zelador de idosos e realizando serviços freelancers de design gráfico). A sobrecarga pode vir facilmente sobre as pessoas em idades diversas, basta aceitar ou não abrir mão de uma atividade aqui e outra ali e pronto, você está atolado.

Dica: Exercite o seu “não”. Não para alguns cursos extras ou para aquele ‘favorzinho’ que alguém bem folgadinho sempre te pede. Respeite o seu tempo, respeite os seus momentos de lazer e descanso. Busque se dedicar bastante em uma linha de atividades que se relacionam ao invés de várias (você pode acabar não realizando nenhuma da melhor forma).

Pense em como tem realizado suas atividades e cuide da sua saúde mental.


Por Vitória Soares

Jornalismo - 4º período