Como identificar um procrastinador

Quem nunca ouviu ou falou a famosa frase “amanhã eu faço” que atire a primeira pedra!

A frase a cima é um dos jargões mais utilizados pelos procrastinadores. Mas, para entender o que é um procrastinador, precisamos entender antes o que é a procrastinação.

A procrastinação é o ato de adiar a realização de algumas atividades até o último segundo de entrega, o que resulta em um problema que promove o vício e impede que a pessoa tenha uma vida anormal voltada para a não produção de determinadas ações.

Esse ato acontece pois, naturalmente, decidimos prorrogar as obrigações externas e pessoais até o limite de entrega delas; obrigações que necessitam uma imensa responsabilidade para serem realizadas e que os procrastinadores decidem postergar esse momento.

É comum que o procrastinador deixe suas atividades para serem feitas no momento perfeito. No entanto, esse é um momento que nunca chega e a pessoa é obrigada a fazer as tarefas no último segundo, ou não. Essa situação também acontece pois a pessoa se encontra em sua zona de conforto e ignora a obrigação de executar uma tarefa.

Uma dica muito útil para os que têm dúvida se estão procrastinando ou somente sendo preguiçosos, é ter atenção sobre quais sentimentos resultam da ação de adiar uma tarefa. Caso a pessoa se sinta estressada, culpada ou envergonhada pela ação; é de grande possibilidade que ela realmente seja um procrastinador.

Sou um procrastinador. O que eu faço?

Caso você tenha se identificado com o conceito e as práticas da procrastinação, algumas das ações corretas a se fazer para fugir desse hábito é:

  • Encontrar as situações/razões que te leva a procrastinar;

  • Entender o que te desfoca das tarefas e atividades;

  • Tentar se programar fazendo uma coisa de cada vez;

  • Procurar por uma ajuda profissional caso você já tenha agido sozinho sobre a situação e não tenha surtido mudanças.

Clique aqui encontrar mais dicas sobre como não procrastinar.


Por Ana Júlia Soares Coelho.