Musicoterapia e seu potencial como o remédio do futuro

A musicoterapia é um estilo de tratamento que vem sendo testado e aprovado por vários profissionais da área da saúde. Estima-se que os testes com essa modalidade de tratamento vem sendo feito desde 1944, mas já é conhecida desde a época antes de Cristo.

Profissionais da área confirmam que a música aciona várias áreas do cérebro de uma forma que poucas outras atividades conseguem em efeitos tão amplos. E mais, os impactos causados não se limitam apenas ao cérebro, afetam também o restante do corpo do paciente.

Uma forma simples de observar como os sons são estimulantes, é olhando o comportamento de bebês recém-nascidos. Antes mesmo de dizerem suas primeiras palavras, já emitem sons com a boca e são atraídos por barulhos.

A música tem impacto direto nas emoções, comportamentos e na saúde.

Ela tem o poder de:

  • reduzir o nível de estresse;

  • baixar a pressão arterial e frequência cardíaca;

  • acelerar o processo de recuperação dos músculos e tecidos;

  • ser eficaz em pacientes vítimas de AVC, portadores de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas;

  • melhorar o humor, a atenção, concentração e a memória;

  • ajudar em transtornos neurológicos, sendo bastante eficaz com a ansiedade, depressão e isolamento.

Isso acontece pois áreas como: atividade motora, memória, linguagem e sentimentos são acionados para interpretar os estímulos sonoros.

Como as atividades podem ser realizadas em grupo ou individualmente, a musicoterapia é uma ótima pedida para o isolamento social que estamos vivendo. Muitas pessoas estão tendo a saúde mental afetada com esse período, e esse estilo de terapia se mostra bastante eficaz no combate dos sentimentos e pensamentos ruins que algumas pessoas podem estar enfrentando.

E é importante frisar que, o gosto musical de cada paciente deve ser levado em consideração. A musicoterapia deixa de ser eficaz a partir do momento em que o paciente fica estressado com a experiência sonora ao qual está sendo exposto.


_________________________________________________________________

Se você gostou do conteúdo desse blogpost e quer saber mais sobre saúde mental, o Foca Talk falou sobre esse assunto canal oficial da Univale GV no Youtube no dia 09/10.




por Luiza Brier

Publicidade e Propaganda