Eleições e a Covid-19: Os novos protocolos para ir ás urnas.

No ano de 2020 o mundo todo foi pego de surpresa com a proliferação e avanço do novo corona vírus. A pandemia da covid-19 mudou vários hábitos, costumes, planejamentos, etc. As pessoas tiveram que se acostumar a ficar em casa isoladas e sempre usando máscara de proteção, além de outros cuidados também.

Mas apesar de todas essas mudanças devido a pandemia da covid-19, as eleições municipais para escolha de prefeitos e vereadores não deixou de acontecer. Claro que, apesar das eleições não terem sido canceladas, todos os eleitores brasileiros foram as urnas, mas tendo que cumprir com os novos protocolos, que vão além da segurança do voto que é algo já pontuado em todos os outros anos. Então confira as medidas de segurança dentro do protocolo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

Horário de Votação:

O tempo da votação foi ampliado em uma hora neste ano. As seções ficarão abertas das 7h às 17h. Das 7h às 10h será mantido um horário preferencial para que pessoas com mais de 60 anos e também outras pessoas no grupo de risco da covid-19 possam votar. Nas eleições passadas. a votação começava às 8h e terminava às 17h.

No dia da Votação:

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) elaborou um passo a passo sobre a movimentação que deve ser feita pelos eleitores dentro das seções de votação. O fluxo será orientado pelos mesários.

1 - O eleitor deverá entrar na seção eleitoral e se posicionar na frente do mesário, seguindo o distanciamento de um metro, conforme marcação que será feita no chão;

2 - Sem contato com o mesário, o eleitor vai erguer o braço e mostrar seu documento oficial com foto;

3 - O mesário vai ler o nome do eleitor em voz alta e pedir que ele confirme se a identificação está correta;

4 - O eleitor deve guardar seu documento;

5 - O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel que será disponibilizado;

6 - Em seguida, deverá assinar o caderno de votação com sua própria caneta.

7 - Neste momento, o eleitor receberá seu comprovante de votação;

8 - O eleitor será autorizado pelo mesário para ir até a cabine de votação;

9 - O eleitor deverá digitar o número de seus candidatos na urna eletrônica e apertar a tecla confirma após cada voto para encerrar a votação.

10 - O eleitor deverá higienizar as mãos novamente com álcool em gel e deverá se retirar da seção eleitoral.

Devido à pandemia da covid-19, o Congresso promulgou uma emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

Então agora você sabe todos os passos e cuidados que deve tomar e o que deve levar no dia da votação. Algumas cidades já escolheram seus prefeitos e vereadores, outras ainda estão aguardando o segundo turno que irá acontecer no dia 29 de novembro. Então fique atento se na sua cidade ainda haverá o segundo turno e lembre-se de seguir as determinações do TSE.



por João Marcos Oliveira

Jornalismo