Os tipos de arte que se destacam durante a pandemia da Covid-19



“A arte tem o dom de expiar pecados. Ela nos devolve a coragem no momento em que a fragilidade insiste em soprar em nossos ouvidos a frase da desistência, do abandono da luta.”

Quem diria que um dia a citação do Padre Fábio de Melo se encaixaria tanto numa realidade pandêmica, onde muitos procuram coragem em um momento tão delicado.

Arte, uma palavra que tem vários sentidos, cores, formas e expressões que transformam tudo em algo cada vez mais belo. Ela pode representar um sentimento de tristeza em uma obra melancólica, mas bela; e um sentimento de alegria em um inocente raio de sol.

Mas, em tempos de pandemia a arte se tornou algo um pouco difícil de ser praticada, principalmente em redes televisivas, teatros e shows musicais. Por isso, a transmissão da arte e a produção dela tiveram suas rotas totalmente mudadas do contexto presencial para o digital. No entanto, ninguém deixou de ser um artista!

Em um momento onde o mundo parou e todos decidiram que o melhor era se isolar em suas residências, a arte foi um grande refúgio para todos. A produção de artesanatos, desenhos, pintura de telas e em paredes de casas foram a forma encontrada por muitos para representar suas emoções.

Por isso, seguem alguns tipos de arte que já estavam inseridas na vida das pessoas, mas que ganharam um grande destaque especial durante a pandemia:

Filmes e séries

“Quem nunca maratonou uma temporada em menos de 24h que atire a primeira pedra!”

Com certeza você já ouviu essa frase antes e maratonar uma série ou assistir a um filme por dia está sendo um hábito cada vez mais normal no nosso novo normal. Mas, você sabia que séries e filmes são também uma produção artística? Eles tiveram seu início a partir da evolução das peças teatrais que, em sua maioria, eram voltadas para a glorificação do Divino e hoje, é considerada um dos entretenimentos mais presentes na vida de todos.

Músicas e Videoclipes

Desde uma canção de ninar até um álbum completo do nosso(a) cantor(a) e banda prediletos. A música é outro tipo de arte que está inserida em nossa realidade desde o nascimento. Elas representam histórias e sentimentos em meio a notas musicais e seus videoclipes são uma forma te transformar as letras em algo visual, transformando tudo em um completo show!

Durante a pandemia é comum que as pessoas sintam uma vontade maior de consumir músicas, pois se sentem representadas em suas letras.

Leitura e escrita

Quem nunca se arriscou em escrever um poema, texto, dedicatória ou um próprio livro?! Pois é, esse sentimento é super normal principalmente vindo dos leitores de plantão que, como na música, desejam representar seus sentimentos e histórias em contos, poesias e cartas.

Imagina só você abrir uma carta daqui 10 anos do seu eu atual falando sobre um desejo, amor, conquista ou ódio sobre algo ou alguém. Como você reagiria?

Pois bem, os citados a cima são alguns tipos de arte que norteiam o nosso dia a dia e que marcam presença na nossa atua pandemia. Então, que tal já começar a praticar seus dons artísticos?!

Por Ana Júlia Coelho.