Os desafios do home office em tempos de pandemia

O tempo de pandemia obrigou as pessoas ao isolamento social e assim ficarem trancadas em casa, o que alterou a rotina de todos os brasileiros. Para aqueles que foram possível trabalharem de casa, esse se tornou o grande desafio.

Fora do ambiente de trabalho, o foco nas atividades se tornou um problema. Dentro de casa, a concentração ficou dificultada. São muitas distrações no lar, sobretudo quando se tem crianças em casa.

Estudiosos apontam também que a falta de estar no ambiente de trabalho - a solidão - cria um clima desfavorável à produtividade. Isso porque o cérebro já estava habituado a se ligar no local de trabalho e em casa ficar “desligado”. As distrações também foram um problema. Segundo uma pesquisa feita pela GlobalWebIndex: “foram analisados dados de 45 dos maiores mercados de internet do mundo e estimou que o tempo diário médio que cada pessoa dedica a sites ou aplicativos de mídia social aumentou cerca de 90 minutos em 2012 para 143 minutos no começo de 2019”. Ou seja, com a possibilidade de se estar em casa, fica mais fácil acessar o celular e se distrair por alguns minutos vendo um vídeo que não seja relacionado ao trabalho.

De acordo com a psicóloga especialista em recursos humanos, Mariana Moreira Henriques: "Muitos começam a sentir dificuldade para dormir, porque o cérebro ainda está muito ativo, o que eleva também a ansiedade."

A dica dos psicólogos é criar uma lista de tarefas em ordem de urgência e assim focar nela. Isso ajuda na concentração e na listagem de prioridades do que deve ser feito. Caso haja uma interrupção em casa, pode-se recorrer a lista para retomar de onde parou.

Outras dicas para o trabalho remoto:

a) manter uma rotina: não começar a trabalhar assim que acordar e desligar à noite. Crie limites claros entre o momento de trabalho e descanso e tente seguir sua escala de trabalho como faria presencialmente para não ultrapassar esse limite.

b) faça as pausas normais: levante, caminhe ou se alongue. Faça o intervalo para o lanche. Não coma enquanto trabalha.

c) se possível, dedique um espaço específico para o trabalho, seja um escritório ou um canto em casa para manter seu material de trabalho.

d) não trabalhe na cama: o uso de eletrônicos antes de dormir diminui a melatonina necessária para conciliar o sono.


por Bruno Valente

4º período