5 dicas para parar de procrastinar.

Como a procrastinação é um hábito comum na vida de muitos brasileiros que os leva a postergar uma tarefa, nós decidimos trazer a vocês algumas dicas para evitar esse hábito nada saudável e, talvez, até extinguir ele da sua vida!


Como parar de procrastinar:


  1. Crie metas que te deixe entusiasmado para a produção delas!

    Quando você cria metas, principalmente as que te parabenize de uma recompensa, fica sempre mais fácil e prático botar a mão na massa e fazer as tarefas dentro do prazo ou dentro de uma expectativa.

Por exemplo: quando você não consegue ler um livro, mas o divide em capítulos, onde, em cada capítulo você encontrará um doce como recompensa.

  1. Se concentre!

    Quando se tem muita dificuldade em focar numa tarefa para que ela seja concluída com sucesso, uma ótima dica é procurar por cronogramas de trabalho para que te auxilie na concentração de uma atividade por um determinado período de tempo.

  2. Evite as más lembranças.

    Como os sentimentos negativos sempre nos desmotivam, evite pensar nos momentos onde você procrastinou e tente focar em situações que conseguiu vencer esse sentimento e se deu bem!

  3. Use aplicativos que te ajudam.

    Como o celular é
    um aparelho altamente vicioso nos dias atuais, use-o como ferramenta para te auxiliar com o fim da procrastinação. Um exemplo bacana é baixar pelo menos 3 dos seguintes aplicativos no seu celular:

    Promove técnicas de produtividade:
    Meu Pomodoro (iOS e Android);
    Cuckoo (iOS e Android);
    Focus Timer Reborn (Android).

Bloqueiam distrações:
Freedom (iOS);
AppBlobk (Android);
SimplyNoise (iOS e Android).


Organizam e acompanham tarefas:
Todoist (iOS e Android);
Priority Matrix Manager (iOS e Android);
Evernote (iOS e Android).

  1. Procure por ajuda profissional!

    Procurar, por exemplo, por um psicólogo ou coach especializado nessa área que possam te auxiliar com o movimento de mudança do hábito procrastinador para a produtividade é uma das atitudes mais corretas a se fazer quando se tem muita dificuldade no assunto.


Por Gustavo Calek.