Uma das perguntas mais frequentes atualmente é de como será os novos hábitos de consumo pós pandemia. Segundo pesquisas os consumidores, começaram a se preocupar mais com as finanças e a revisar prioridades e gastos essenciais. Ainda assim temos os consumidores que exageraram nas compras online durante o isolamento social, tendo um aumento gradativamente nos serviços de tele entrega e de vendas na internet; e o que tudo indica é que esses serviços vieram pra ficar e fará parte do “novo normal”.
Os brasileiros sempre tiveram o péssimo hábito de não se organizarem financeiramente. Não controlavam o quanto gastavam, não se planejavam para imprevistos, não sabiam os rendimentos mensais e consequentemente gastavam mais do que deviam. Infelizmente a maioria não tem um capital para manter o mesmo padrão de gastos de vida na pandemia.
De acordo com o número de desempregos o governo criou um benéfico financeiro para trabalhadores informais, chamado auxilio emergencial. O que surpreendeu muito a todos, foram microempreendedores nascendo por conta desse suporte do governo. Confirmando totalmente as pesquisas, onde afirmam que todos estão mais conscientes com suas finanças, e ainda procurando alternativas, para conseguir trabalho e uma renda melhor. O difícil mesmo nesse período é fazer o consumidor gastar.
por Luísa Guimarães
4º período