Eleições 2020: As propagandas políticas que se tornaram memes

Em um país onde os memes são uma grande fonte de alegria e comédia no dia a dia dos brasileiros, criar a Prefeita Perfeita e os vereadores Gato Louco, João do Biscoito, Geraldo Wolverine, Kid bengala e outros, é uma grande forma de ganhar votos conquistando a alegria e a simpatia dos eleitores.

Falando um pouco sobre cada propaganda.

Durante a pandemia de 2020, o meme “Cabeleireira Leila” surgiu para abalar a estrutura emocional de todos os brasileiros. Em todos os lugares se ouvia falar sobre o meme que era reproduzido por todos durante todo o dia. E foi a partir dele que a prefeita Olívia Santana criou sua propaganda eleitoral “Prefeita Perfeita”, onde falava quais seriam suas propostas para a cidade de Salvador/BA de uma forma bem simpática, alegre e, acima de tudo, bem chiclete. Além disso, a propaganda que seria voltada somente para a cidade de Salvador viralizou na web, revivendo um pouco do meme original.

Além da Prefeita Perfeita a internet nos deu acesso a mais um meme que se tornou propaganda política: o Vereador Gato Louco. Esse vereador é um dos participantes do programa do Faustão no quadro Se Vira nos 30 em 2012, onde fez a imitação de um gato. Na sua propaganda, o “Gato Louco” fala sobre suas propostas para a cidade, informa seu número de votação e finaliza fazendo a mesma imitação de gato que fez no programa no Faustão.

O João do Biscoito foi um candidato que uniu duas músicas clássicas na infância das atuais crianças: Let it go (Filme Frozen) e a música Baby Shark para formar a sua propaganda política, que também foi um baita chiclete.

Já o Geraldo Wolverine foi um clássico que, se eleito, cortaria os “maus” da sua cidade com suas garras afiada.

Por último, o candidato Kid Bengala foi uma comédia que uniu sua fama ao cargo que disputava e aproveitou para fazer uma propaganda política cheia de trocadilhos.




por Gustavo Calek

Jornalismo