A pandemia do corona vírus trouxe várias mudanças para a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. E com essas várias mudanças, houve um aumento significativo nos números de casos de ansiedade e estresse. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) mostrou que, durante a pandemia, o número de casos de ansiedade e estresse aumentaram, assim como os de depressão. A pesquisa ouviu 1.460 pessoas em 23 estados.
E aí, você entraria nessa pesquisa? Se não, meus parabéns e não deixe de comentar alguns segredos aqui em baixo. Agora paras as demais pessoas normais no mundo, saiba que isso é totalmente normal e aceitável. Mudanças bruscas assim na nossa rotina, podem facilmente mexer com nosso humor e com nossa saúde mental e emocional.
*Quer saber mais sobre a Saúde mental na pandemia? Leia nosso artigo sobre isso. Clique aqui e confira.
Saiba que ficar que ficar estressado nessa pandemia é tão comum quanto escovar os dentes é para a maioria das pessoas. Os médicos também estão constatando esse número de pessoas que tem sofrido com o estresse.
Em uma entrevista ao Jornal da USP no Ar programa da Universidade de São Paulo (USP) a médica Ana Cláudia Latrônico, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, comenta que a situação atual tem gerado mudanças emocionais causadas pelo estresse tanto em adultos quanto em crianças. E deu mais algumas dicas “Primeiro, cuide do seu corpo. Se acalme, tente ter refeições saudáveis e equilibradas, se possível faça uma atividade física regular, tente dormir o suficiente, evite o excesso de álcool e tente manter uma rotina”.
Uma das formas bem eficientes de combater o estresse e a ansiedade durante essa pandemia do corona vírus é através da arte. Para o psiquiatra Paulo Amarante, a relação entre arte e saúde mental é mais comum do que se imagina. “Poucas pessoas sabem, mas o surrealismo foi criado por um psiquiatra, André Breton. A ideia do surrealismo era propiciar a emergência do inconsciente sem as limitações impostas pela sociedade, deixar aflorar os sonhos, pesadelos e desejos mais profundos. E a arte foi um dos grandes pontos do movimento surrealista, na pintura, no cinema, no teatro. Ela tem a capacidade de se aprofundar na alma das pessoas, nos desejos, nos instintos, no que há de mais obscuro e dar luz, e isso é profundamente criativo”.
Então não deixe que o estresse e a ansiedade atrapalhem sua vida. Esteja aberto(a) para experimentar um pouco do fazer artísticos. Você não precisa ser um artista famoso para fazer uma pintura, compor uma música, escrever poemas e poesias, etc, você pode fazer o que quiser, vamos lá e deixe sua imaginação fluir. Você pode postar sua obra de arte, seja ela qual for, e nos marcar, ficaremos muito felizes em ver você colocando seu artista interior pra fora.
E fique ligado que nós teremos um programa em nosso canal no YouTube com entrevistados super bacanas falando sobre a arte em meio a pandemia. Não perca em! Se inscreva em nosso canal lá no YouTube para não perder nossos programas.
Por João Marcos Oliveira
4° Período de Jornalismo