5 dicas para escolher um bom candidato

Em tempos de eleição é muito fácil que o eleitor se confunda no momento de escolher o candidato e as propostas eleitorais que mais o agrade. É por isso que separamos 5 dicas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão.

1. Acompanhar os debates políticos e as entrevistas é sempre importante!

As entrevistas e os debates com os candidatos são uma grande fonte que fornecem uma impressão parcial sobre o candidato, proporcionando ideias de como ele se comporta frente a outros candidatos e adquirindo conhecimento sobre sua campanha, onde também mostram conhecimento sobre a cidade e demonstram se estão preparados para ocuparem seus cargos.

2. Estar antenado nas informações sobre os gastos das campanhas é sempre uma boa ideia!

Desde a Reforma Eleitoral de 2015, os candidatos tiveram uma drástica redução de apoio financial nas corridas eleitorais com o fim das doações empresariais, dependendo somente do Fundo Partidário e das doações de pessoas físicas para a produção das mesmas.

A partir disso, devemos perceber que as campanhas serão menores do que eram nas eleições anteriores, atentando-nos a observar quais campanhas aparentam ser mais caras ou não, indicando o uso de dinheiro indevido, como o Caixa 2.

3. Nós votamos melhor quando conhecemos as propostas dos candidatos.

É importante conhecer as propostas dos candidatos pois, são a partir dos nossos conhecimentos sobre a nossa cidade que sabemos se elas serão possíveis de realização. Além disso, devemos observar se elas são bem elaboradas e se informam quais formas serão usadas para dar vida aos projetos; informando também de onde será destinada a verba para sua execução. É comum encontrar essas informações nas redes sociais e sites de cada candidato.

4. Conversar com família/amigos que acompanham a política é uma boa opção.

Se você ainda está indeciso sobre qual decisão tomar, busque pelas opiniões de amigos confiáveis e quem têm conhecimento na área que podem te ajudar a esclarecer dúvidas e pontos de vista. No entanto, lembre-se de que o voto é seu e você não pode deixar ser influenciado com a escolha dos outros.

5. Por último, mas não menos importante: não anule o seu voto!

Seu voto vai além de uma ação para eleger um candidato X. Ele é a maneira de você falar, palpitar e escolher o candidato que você achar melhor para o cargo selecionado.

Por mais que você esteja desanimado com os candidatos da sua cidade, não deixe de pesquisar e votar. O seu voto é e sempre será muito importante!

Além disso, não se esqueça de acessar o site da Justiça eleitoral para consultar o dia, horário, os cuidados que você deve tomar diante a pandemia para votar com segurança.





por Ana Júlia Coelho

Jornalismo