Ouvidoria é um órgão que atua estabelecendo um elo direto entre a instituição e a sociedade. Sua missão é assegurar a comunicação direta, democrática e simplificada, garantindo a transparência das informações e a qualidade dos serviços prestados.
A Ouvidoria do TRT da 6ª Região foi a primeira Ouvidoria dos TRTs do Norte e Nordeste. Instituída por meio da Resolução Administrativa TRT6 nº 06/2001, a sua instalação aconteceu no dia 10 de agosto de 2001, durante a gestão da Presidente Ana Maria Schuler. Teve como primeira Ouvidora, a Juíza Carmem Lapenda, que exerceu o cargo em duas oportunidades, de 2001 a 2003 e de 2007 a 2008.
Funciona como unidade autônoma vinculada à Presidência do Tribunal. É um serviço oferecido ao cidadão para receber suas solicitações, reclamações, denúncias e elogios sobre os serviços prestados pela Justiça Trabalhista de Pernambuco, bem como atuar junto às Varas e outras unidades da instituição para pedir e acompanhar a solução de problemas.
Qualquer pessoa pode entrar em contato com a unidade para expressar seu pensamento quanto aos serviços prestados pela Justiça do Trabalho.
O acesso à Ouvidoria do TRT6 pode ser feito via Formulário Eletrônico, e-mail ouvidoria@trt6.jus.br; por contato telefônico via 0800-722-4477, (81) 3225-3210 / 3211 / 3213 e Whatsapp (81) 99196-4815; bem como através do atendimento presencial ou por correspondência, ambos dirigindo-se à Sede do Tribunal.
Além disso, há também a possibilidade de contato através do Balcão Virtual, ferramenta digital, introduzida pelo Ato TRT6-GP nº 521/2021, que permite que as pessoas façam uma vídeo chamada imediata com os servidores (as) do Tribunal.
A equipe da Ouvidoria é composta de servidores (as) e coordenada por um Desembargador(a) do Trabalho, escolhido pelo Tribunal Pleno, para um período que não excederá de 2 (dois) anos, permitida a reeleição uma única vez.
Há mais de duas décadas, a Ouvidoria do TRT6 vem se destacando como um canal permanente e de fácil acesso às atividades do Justiça Trabalhista em Pernambuco, captando os anseios da sociedade e auxiliando na transparência institucional e no aprimoramento das atividades jurisdicionais.
TRT6 cria a Ouvidoria da Mulher
Em 21 de Julho de 2025, é instituída a Ouvidoria da Mulher (Resolução Administrativa nº 20/2025), um espaço de acolhimento, escuta ativa e orientação sobre demandas relacionadas à igualdade de gênero, à participação feminina e ao combate à violência contra a mulher, em casos que envolvam magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais pessoas que atuam na Justiça do Trabalho da 6ª Região ou para fatos ocorridos em razão de atividades no Tribunal.
A unidade será coordenada pela Desembargadora Ana Cláudia Petruccelli de Lima, também Vice-Ouvidora do Tribunal, até 2027, e funcionará na sala da Ouvidoria, localizada no Edifício Sede.
A Ouvidoria do TRT6 hoje
O Desembargador Valdir José Silva de Carvalho e a Desembargadora Ana Cláudia Petruccelli de Lima, passaram a ser o Ouvidor e a Vice-Ouvidora do TRT6, respectivamente, a partir da posse da nova Gestão 2025-2027, em 14 de fevereiro de 2025.