Instruções Gerais

Como utilizar o Meu$ Plus - Instruções Passo a Passo

Antes de trabalhar com seus dados reais, estude o banco de dados modelo que é fornecido com o programa e vem com vários tipos de contas já implantados, para você ver como os dados são fornecidos, como aparecem os resultados, fazer pesquisas, incluir novos dados, alterar, excluir, experimentar à vontade. Se desejar, faça uma cópia do banco de dados modelo para consulta posterior (veja aqui como fazer uma cópia backup de um banco de dados).

1- Inicialize o seu banco de dados

Para iniciar o seu próprio banco de dados, você deve limpar o banco de dados modelo que veio com o programa. Na tela inicial do programa clique em: Definições, Configurações e na opção "Reiniciar Tudo". Esta operação só precisa ser feita uma vez, ou caso você queira por algum motivo recomeçar tudo.

2- Ajuste as Categorias conforme suas necessidades

Categorias são nomes usados para classificar as despesas e receitas, de modo a facilitar a análise das nossas finanças. Por exemplo nossas despesas podem ser classificadas em categorias como: "Alimentação", "Educação", "Lazer", "Saúde", "Moradia", "Transporte", etc.

O programa Meu$ plus, já vêm com um conjunto de categorias pré-definidas, porém elas podem ser alteradas à vontade, para se adaptarem ao seu perfil pessoal de gastos e rendimentos. Para fazer isto, entre em Definições das Categorias.

Este ajuste das categorias normalmente só é necessário no início da utilização do programa. Com o passar do tempo pode ser necessária uma ou outra adaptação eventual, mas depois que já tivermos feito muitos lançamentos usando um determinado conjunto de categorias, pode ficar mais trabalhoso mudar as categorias, embora o programa tenha bons recursos para fazer isto, na tela de Pesquisa.

3- Faça o seu Planejamento Financeiro

Você pode fazer o seu Planejamento Financeiro mesmo que ainda não tenha iniciado o controle das suas contas com o Meu$plus. Veja aqui como montar uma Planilha de Orçamento e simular a evolução das suas finanças com base neste orçamento.

4- Defina suas Contas

Para iniciar o controle das suas contas, você precisa primeiro informar para o Meu$plus quais contas você tem e de que tipo são: dinheiro, contas bancárias, cartões de crédito, investimentos, etc. Isto é feito fornecendo alguns dados em uma tela como a mostrada abaixo:

A definição das contas também só precisa ser feita uma vez, embora possam ser alteradas as contas, ou incluídas novas, quando for necessário. Veja aqui mais detalhes sobre o funcionamento das contas no Meu$plus.

5- Informe a Movimentação Financeira das suas contas

Esta é a parte do programa você irá utilizar com mais frequência, uma ou duas vezes por semana, para manter as suas contas atualizadas . É com base nestes dados que o programa irá produzir a maioria dos gráficos e análises sobre as suas finanças.

A movimentação financeira é informada em uma tela simples, com muitas facilidades para o preenchimento, na qual se especifica a data, descrição, origem e valor de cada pagamento, recebimento, ou transferência ocorrido na conta:

O exemplo acima mostra uma conta corrente bancária. Cada uma das contas que você definiu na etapa anterior terá uma tela semelhante a esta. Veja aqui os detalhes de funcionamento.

No caso de contas correntes bancárias o Meu$plus tem um recurso que permite a importação de extratos bancários da maioria dos bancos. Há também o recurso dos Lançamentos Programados que automatiza o lançamento de compras a crédito, mensalidades, assinaturas, contas de luz, telefone, etc, facilitando muito a atualização das contas.

Estas telas de movimentação das contas são muito úteis para você saber a qualquer momento o quanto tem de saldo disponível hoje e ver os pagamentos, ou recebimentos que vencem a curto prazo, possibilitando um ótimo controle sobre suas contas.

6- Faça uma checagem periódica de suas contas

O Meu$plus é um ótimo instrumento para você conferir seus extratos bancários e as faturas do cartão de crédito.

Pelo menos uma vez por mês, confira as suas contas do programa com os extratos bancários, os extratos dos cartões de crédito e dos investimentos, que são fornecidos pelas instituições financeiras, ou podem ser obtidos pela internet, para ver se não tem nenhuma cobrança, ou lançamento indevido, incorreto ou faltando, em suas contas bancárias, ou no programa. Isto também é conhecido como "conciliação" de contas.

Veja instruções detalhadas sobre como fazer a conciliação dos diversos tipos de contas nas sessões contas comuns e contas com cotas.

6- Analise a sua disponibilidade de recursos

Uma ou duas vezes por semana, consulte o relatório disponibilidade imediata que dá uma visão geral da disponibilidade de recursos para uso imediato ou a curto prazo em suas contas correntes, e aproveite para equilibrar o saldo de suas contas, evitando assim entrar no negativo em umas contas enquanto há recursos disponíveis em outras.

7- Confira suas contas a pagar e a receber

Consulte os relatórios contas a pagar e contas a receber, para evitar perder o prazo e pagar multas e juros, ou deixar passar a data de créditos que tem a receber.

8- Analise o perfil dos seus gastos e rendimentos

No início de cada mês, consulte os gráficos Perfil das Receitas e Despesas e Evolução das Receitas e Despesas para ver como foi o comportamento dos seus gastos e rendimentos no mês que passou, compare com os meses anteriores, veja se estão de acordo com as metas que você estabeleceu.

Estes gráficos substituem, com vantagem, as velhas planilhas de acompanhamento do orçamento doméstico e são obtidas automaticamente pelo programa a partir das movimentações de nossas contas, sem termos que fornecer nenhum dado adicional, nem fazer nenhum cálculo.

9- Avalie o desempenho dos seus investimentos

Também no início de cada mês, avalie através do gráfico Rentabilidade dos Investimentos como foi a rentabilidade da sua poupança, dos seus fundos de investimento, ações, negócios, etc. Compare uns com outros e veja quais investimentos tem dado mais resultado, compare com períodos maiores, de seis meses, um ano.

10- Avalie a evolução do seu patrimônio, revise o seu orçamento familiar e planeje seu futuro

Mensalmente dê uma olhada no gráfico Evolução do Patrimônio Líquido, que dá a medida real das suas posses, para ver como o seu patrimônio pessoal tem evoluído nos últimos 6, 12 ou 24 meses. Veja a simulação para os próximos 5 anos, ou mais, no gráfico Projeção de Longo Prazo, que é feita com base no seu orçamento.

Uma vez por semestre, ou antes de tomar decisões financeiras importantes, revise o seu orçamento utilizando os resultados do próprio programa para afinar suas previsões de gastos e rendimentos e aprimorar os seus resultados.

Dicas Práticas

ANOTAÇÕES E RECIBOS

Normalmente, se você atualizar as movimentações financeiras de suas contas, uma ou duas vezes por semana, já é suficiente para manter tudo sob controle. Nos outros dias, você apenas guarda os recibos das suas compras em cartão de crédito e os canhotos dos cheques emitidos.

No caso de pequenos pagamentos em dinheiro sem recibo, você pode anotar em um papelzinho as despesas, mas não precisa anotar todas (veja em controlando dinheiro, uma dica para fazer o mínimo de anotações).

Quando tiver tempo, você pega os recibos e suas anotações e atualiza o programa. Depois de ter atualizado o programa é bom guardar os recibos até que você tenha feito a conciliação das suas contas do programa com os extratos bancários.

COMO UM CASAL DEVE USAR O PROGRAMA

Nossa sugestão é que ambos utilizem somente uma cópia do programa, para colocar todas as contas do casal um único banco de dados. Suas contas correntes, cartões de crédito e investimentos podem ser diferenciados, em contas individuais, como as contas de Jorge e Alice nos exemplos do nosso banco de dados modelo.

A vantagem das contas estarem em um único banco de dados é que o casal terá uma visão global do perfil de gastos e rendimentos da família e da evolução do patrimônio familiar e poderá fazer um planejamento conjunto do orçamento doméstico, projeções, etc. Além disso, poderão anotar as transfências de dinheiro entre suas contas com facilidade.

Entretanto, o casal pode preferir tratar suas finanças separadamente. Neste caso, se forem utilizar dois computadores é necessário fazer duas instalações independentes. Outra alternativa é utilizar um único computador, com dois bancos de dados separados, neste caso veja em Configurações como fazer isto.