Este gráfico mostra como está a distribuição dos nossos ativos, ou passivos em percentuais e em valor absoluto, entre as diversas carteiras.
Ativos são todos os valores que nos pertencem, como p.ex. os saldos da nossas contas correntes (quando positivos), as nossas aplicações financeiras, negócios, créditos a receber a terceiros, bens imóveis, etc. Passivos, são tudo aquilo que devemos a terceiros, como p.ex., os saldos negativos de contas correntes, empréstimos e contas a pagar, cartões de crédito, etc.
Carteiras, são aquelas que escolhemos para nossas contas, na tela Definições das Contas.
É interessante para ver se nossos ativos estão repartidos de acordo com os nossos planos e o grau de exposição ao risco que estamos nos colocando em relação ao total do nosso patrimônio. No exemplo acima, vemos que nossa exposição em renda variável é de somente 8% e que temos mais de 50% em renda fixa, o que mostra uma situação relativamente segura.
No quadro da direita podemos ver o valor em R$ que está aplicado em cada uma das carteiras, e o total geral logo abaixo. Neste gráfico estão constando apenas os ativos financeiros, mas se quisermos podemos marcar a opção "inclui bens", para que constem também nossos imóveis, veículos, etc, conforme abaixo:
Podemos ainda ver como está a distribuição dos ativos dentro de cada uma das carteiras. Para isto, damos duplo-clique com o mouse em cima do nome da carteira que queremos abrir. Por exemplo, a carteira "Renda Fixa" abriria assim:
mostrando o percentual de cada um dos fundos de investimento e da poupança, e os valores absolutos em R$.
Para voltar à distribuição das carteiras, clicamos no botão ao lado do total.
Tudo que vimos para os Ativos, vale também para os Passivos, ou seja, nossas dívidas. Para vê-los, marcamos a opção Passivos, na parte de cima.