Aqui nós definimos algumas preferências pessoais, a senha de acesso, os arquivos para gravação e restauração do banco de dados backup (cópia de segurança), reparamos e reiniciamos o banco de dados e, também, podemos registrar o programa:
A senha evita que pessoas não autorizadas acessem os seus dados financeiros.
O banco de dados principal do programa Meu$plus fica na pasta Meu$ e tem o nome Meu$plus.accdr.
Por medida de segurança é feita automaticamente uma cópia do banco de dados, toda vez que saimos do programa. Esta cópia, conhecida como "backup padrão", normalmente encontra-se na pasta Meu$ e tem o nome Meu$plus_bkp.accdr. Esta é a opção que deve estar marcada, caso você esteja utilizando o programa somente no seu computador individual, como abaixo:
BACKUP PADRÃO (AUTOMÁTICO)
O arquivo backup serve para podermos restaurar os nossos dados em caso de falha no banco de dados principal e também para retornarmos à situação da última vez em que usamos o programa, no caso termos cometido algum erro de operação na sessão atual e querermos voltar atrás.
O arquivo backup, Meu$plus_bkp.accdr pode ser copiado, diretamente da pasta Meu$ para qualquer outro local, ou meio de armazenamento externo, através das operações "copiar" e "colar" normais do Windows, ou podemos usar a opção de backup alternativo na tela Configurações, como mostrado abaixo.
BACKUP ALTERNATIVO - COPIANDO SEU BANCO DE DADOS PARA OUTRO LOCAL, OU OUTRO COMPUTADOR
É importante fazermos, de vez em quando, uma cópia extra do arquivo backup, em outro local, como em um CD, pendrive, ou HD externo, como medida de segurança extra contra danos ou perda do nosso equipamento, ou mesmo se quisermos salvar algumas versões anteriores dos nossos dados, para podermos voltar atrás, ou para registro histórico.
Para fazer isto, marcamos a opção de backup "Alternativo", conforme abaixo. Clicamos no botão "procurar pasta" e selecionamos o local onde queremos que seja gravado o backup. No campo ao lado, escrevemos o nome do arquivo backup, que normalmente é Meu$plus_bkp.accdr mas podemos dar outro nome, desde que termine com o sufixo ".accdr".
No exemplo acima, estamos indicando para gravar, ou ler o backup em um HD externo, que é identificado em nosso sistema como unidade G:\ usando o nome padrão: Meu$plus_bkp.accdr.
Podemos escrever à mão os nomes da unidade, pasta e arquivo, mas tem que ser escritos corretamente, de acordo com o padrão do Windows.
Para facilitar a obtenção correta destes nomes, quando clicamos os botões "procurar pasta" (no caso de gravar o backup) ou "procurar arquivo" (no caso de ler o backup), abre-se uma janela do windows, semelhante à abaixo, onde podemos pesquisar todas as unidades e pastas do computador e selecionar aquela que nos interessa (o modelo desta janela pode variar dependendo do computador):
No caso de usar um pendrive ou outro dispositivo móvel, conecte o dispositivo antes de usar esta opção.
Podemos até criar uma pasta nova, se quisermos, usando o botão "Nova pasta" ou "New Folder" nesta janela Windows. Quando pressionamos o botão OK, a descrição correta da unidade, pasta e arquivo é trazida para nosso programa.
Depois de escolhermos a pasta e arquivo, temos as seguintes opções:
RESTAURAÇÃO DO BACKUP
Quando pressionamos o botão "Restaurar backup" o programa irá ler os dados do arquivo backup indicado, substituindo completamente os dados da sessão atual. Esta operação depois de iniciada não tem como reverter. Caso tenhamos registrado algumas transações na sessão atual, estas operações serão perdidas e terão que ser refeitas à mão.
Podemos utilizar o Meu$ plus em dois ou mais computadores, transportando nosso banco de dados no bolso, com um pendrive, memória SD, ou outro dispositivo móvel (o banco de dados normalmente ocupa menos de 3 MB). Por exemplo, se você tem um computador em casa e outro no trabalho, ou um notebook, e quer utilizar o Meu$ plus nos dois computadores, pode fazer assim:
Quando se usa a opção do backup "sempre externo" o Meu$plus, mesmo assim, continuará gravando o backup padrão no HD interno de cada um dos computadores, para maior segurança, caso se perca o pendrive.
ATENÇÃO - Não esqueça de desmarcar a opção "sempre externo" se não estiver mais utilizando o pendrive para armazenar seus dados ! Marque a opção de backup "Padrão".
É possível também utilizar o Meu$ plus com dois bancos de dados separados em um mesmo computador como, por exemplo, no caso de você querer utilizar um banco de dados e a sua esposa utilizar outro (neste caso as finanças dos dois serão tratadas como totalmente independentes). Isto pode ser feito da seguinte forma (vamos supor que o Jorge irá usar o banco de dados padrão e a sua esposa Alice irá usar o outro):
O Meu$plus reconhece e converte automaticamente bancos de dados de versões antigas do programa Meu$, mesmo aquelas da versão Access 2007. Se você é usuário de uma versão antiga, basta fazer a restauração de backup indicando como arquivo de origem o seu arquivo backup da versão antiga, que o programa lê e converte para a versão nova.
Pode ocorrer que o arquivo backup seja inválido ou esteja com defeito, causando erros na operação de restauração de backup. Alguns desses erros poderiam prejudicar o banco de dados atual, de modo que antes desta operação o Meu$ plus grava a situação atual do banco de dados em um arquivo com o nome "Meu$plus_temp.accdr" para poder reverter a situação, caso necessário.
Em caso de aparecer uma mensagem de erro durante a execução do backup, dizendo que o banco de dados atual pode ter sido afetado, podemos restaurar a situação anterior do banco de dados, fazendo o seguinte:
O programa tem procedimentos internos para fazer esta recuperação de forma automática em caso de problema, de modo que só excepcionalmente nós teremos que fazer estas operações.
Outra situação rara, é a ocorrência de situações imprevistas que levem a erros ou mau funcionamento do programa, como após interrupção do processamento por falta de energia, ou outras falhas no computador. Se isto ocorrer e o programa estiver se comportando de forma estranha, podemos tentar reverter esta situação, usando o botão "Verificar e Reparar".
Este botão faz uma verificação completa do banco de dados e reparara alguma eventual incompatibilidade que possa existir nos arquivos. Pode demorar alguns minutos. A execução desta operação nunca prejudica os dados, mas pode ser que não consiga recuperar totalmente o sistema após uma falha grave.
Se isto não funcionar utilize a alternativa abaixo:
No caso de falha no banco de dados principal que tenha travado o programa e esteja impedindo a reentrada no programa, faça o seguinte:
Esta operação limpa completamente o banco de dados. Serve, por exemplo, para o caso de estarmos utilizando o banco de dados modelo para estudar ou fazer testes e então desejarmos começar a utilizar o programa para valer, com nossos dados reais.
Se desejar, antes desta operação, salve uma cópia do banco de dados modelo para consulta posterior, fazendo uma cópia do arquivo "Meu$plus_bkp.accdr" com outro nome, p.ex. "Meu$plus_modelo.accdr", assim poderá acessar o banco de dados modelo, a qualquer momento, fazendo duplo-clique sobre este nome.
Este botão abre uma janela onde podemos ver o número de série e colocar a chave de registro do programa.