A Caderneta de Poupança é a aplicação mais popular de todas. É uma aplicação financeira sem cotas, que rende juros a cada aniversário mensal e tem a vantagem de ser garantida pelo governo até certo valor, e de ser isenta do imposto de renda.
A Poupança é definida como uma conta comum no programa Meu$ plus. Na tela Definições das Contas deve-se escolher a carteira “Renda Fixa”, e marcar o opção “Invest”, por ser um investimento.
Uma conta de poupança funciona da mesma forma que uma conta corrente bancária, onde você anota seus depósitos e resgates, a diferença é que uma vez por mês o banco credita em sua conta de poupança um rendimento de juros. Este rendimento deve ser anotado como uma transação de receita, na categoria “Rendimento de Aplicações Financeiras”, conforme o exemplo abaixo:
Consulte o extrato de sua poupança, pelo menos uma vez por mês, para ver o valor dos rendimentos creditados e atualize o programa. É importante lembrar que se você fizer resgates antes da data de aniversário da aplicação, não receberá os juros do período referentes ao valor que resgatou.
A poupança é uma aplicação segura, de baixíssimo risco. Normalmente rende menos que outras aplicações de renda fixa, mas para valores menores torna-se competitiva, até superando a rentabilidade de alguns fundos de investimento.
Para avaliar a rentabilidade da sua caderneta de poupança e comparar com outras aplicações, consulte o gráfico Rentabilidade dos Investimentos.