O Meu$plus importa extratos de contas bancárias que tenham sido exportados no formato OFX, que é utilizado por grande parte dos bancos.
Entre no site do seu banco e peça para ver o extrato de sua conta corrente. Procure a opção de exportar o extrato no formato OFX. O arquivo normalmente será gravado na pasta de Downloads do seu computador e terá um nome designado pelo banco com o sufixo .ofx por exemplo: extrato20120823-1649.ofx
No programa Meu$plus entre na tela de movimentação da conta corrente correspondente e, na parte de baixo da tela pressione o botão "Importar OFX"
Abrirá uma janela de importação semelhante à mostrada neste exemplo, porém com os dados em branco. Esta janela pode ser posicionada na parte de baixo da tela, enquanto a movimentação da conta corrente do Meu$plus pode ser posicionada na parte de cima, de modo que podemos ver e manipular as duas janelas ao mesmo tempo.
Na janela de importação, pressione o botão "Procurar Arquivo" que abrirá uma árvore de pesquisa do Windows onde você deverá procurar o nome do arquivo que foi exportado pelo banco. Quando encontrar pressione "OK" e os dados do extrato bancário aparecerão na janela de importação, sob o título "Extrato Bancário".
Na parte da direita, sob o título "Meu$plus" nós vamos identificar as linhas que deverão ser importadas e também o tipo de transação e a categoria ou conta de origem/destino dos recursos. As linhas que ficarem em branco não serão importadas.
Será necessário importar apenas algumas linhas porque muitas delas já estarão lançadas no seu programa. Normalmente você lança seus cheques pré-datados no programa antes deles aparecerem no extrato bancário e também muitos dos seus recebimentos e pagamentos já estarão no programa porque foram previstos nos "lançamentos programados" ou foram lançados diretamente por você logo que fez as operações, assim o Meu$plus normalmente está mais atualizado que o banco.
De qualquer forma é importante conferir os lançamentos do extrato bancário com aqueles que você tem no programa. As linhas do extrato bancário que já estiverem registradas você deve apenas conferir o valor e marcar no programa o campo "Quit" (quitado).
As linhas que aparecem no extrato e ainda não estão no programa você deve importar. Para isto você deve selecionar o tipo de "Transação" e a "Origem/Destino" com que estas linhas deverão ser lançadas no programa. Por exemplo, no extrato acima:
Se você quiser pode alterar a descrição da transação que veio do banco, antes de concluir a importação, bastando para isto escrever por cima (a data e o valor não podem ser alterados).
Depois que tiver conferido tudo, pressione o botão "Importar", que os dados que foram selecionados serão transferidos para sua conta no programa.