A primeira etapa antes de utilizar qualquer conta é fazer a sua definição para o programa saber quais são as suas características. Se você é iniciante, veja antes a sessão como funcionam as contas no Meu$Plus.
Para criar, alterar ou excluir uma conta, utiliza-se a tela DEFINIÇÕES DAS CONTAS, abaixo, que é acessada a partir da tela Geral, ou da tela Movimento das Contas:
Cada linha corresponde à definição de uma conta e cada conta do programa representa uma conta nossa do mundo real. Por exemplo cada uma de nossas contas bancárias, cada um dos nossos cartões de crédito, poupanças, investimentos, etc. O dinheiro que levamos em mãos, támbém é considerado uma conta, que já vem pré-definida no programa, com o nome "$ Dinheiro".
Para criar uma nova conta, basta ir na última linha da tabela, que está em branco, ou pressionar o botão Nova Conta e escrever:
O Nome da conta: por exemplo BB Jorge, representa a conta corrente do Jorge no Banco do Brasil. VISA J 4317 representa o cartão de crédito VISA do Jorge com o número final 4317 (é interessante colocar este número no nome das contas dos cartões para facilitar o reconhecimento dos recibos das compras, nos quais quase sempre constam os últimos 4 dígitos do número do cartão). O nome pode ter até 20 caracteres, letras e números. Os nomes devem ser curtos, para não poluir muito os gráficos e relatórios.
A Descrição: mais detalhes sobre a conta, como por exemplo a agência, número da conta, etc.
A Carteira: selecione na lista, a carteira em que a conta se enquadra (ver abaixo):
As carteiras servem para reunir contas que tem características semelhantes, para serem apresentadas em conjunto nos gráficos Distribuição de Ativos e Passivos e Rentabilidade dos Investimentos. O programa ja vem com algumas carteiras pré-definidas, que estão relacionadas abaixo:
Entretanto é possível alterar estas carteiras ou incluir novas, de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se você tem alguns fundos de renda fixa no Bradesco e outros no Itaú, talvez queira separar a carteria de Renda Fixa em duas: "RF Bradesco" e "RF Itaú" , ou se tem muitas contas de ações, talvez queira separá-las por setor, usando carteiras: "Ações Mineração", "Ações Energia", etc.
Para acessar a tela das Carteiras, acima, pressione o botão "Carteiras" que encontra-se na parte de baixo da tela de Definições das Contas.
Para alterar o nome ou a descrição de uma carteira é só escrever por cima. Para incluir, pressione o botão "Nova Carteira" ou escreva diretamente sobre a última linha em branco. Para excluir uma carteira, clique na barra de seleção, do lado esquerdo, na linha que quer excluir e pressione a tecla "Del". Só se pode excluir uma carteira se ela não estiver sendo usada em nenhuma conta, caso contrário, deve-se primeiro substituir a carteira nas contas onde está sendo usada e depois excluir a carteira. O nome da carteira pode ter no máximo 20 caracteres.
Para definir as contas mais comuns basta dar um nome, uma descrição, selecionar uma carteira e pronto. Para as contas de investimentos e algumas outras, precisamos marcar algumas opções adicionais, no lado direito da tela de Definições das Contas:
Ao marcar algumas das opções acima, eventualmente outras são alteradas automaticamente pelo programa, para manter a coerência, por exemplo, ao marcar a opção “Ações”, automaticamente são marcadas as opções “c/Cotas” e “Invest”, porque se considera que uma conta de ações sempre é com cotas e é um investimento.
É possível alterar o “nome” ou a “descrição” de uma conta a qualquer momento, bastando escrever o novo nome, ou descrição por cima.
Entretanto, algumas “características especiais” da conta não podem ser mudadas depois que se iniciou o uso da conta, por exemplo, não é possível mudar uma conta “sem cotas” para “com cotas”, ou vice-versa, exceto se a conta ainda não tiver nenhum lançamento. O programa avisa quando a alteração não é possível.
É possível excluir uma conta, mesmo que já esteja em uso. Para isto basta clicar na barra de seleção, do lado esquerdo, na linha que quer excluir e pressionar a tecla “Del”.
A conta será excluída e todos seus lançamentos serão apagados. Caso esta conta tenha lançamentos de transferência de/para outras contas, estas outras contas também serão afetadas porque estas transferências serão eliminadas e os saldos destas outras contas ficarão diferentes.
Por isto, antes de excluir uma conta avalie bem as consequências !
Caso você queira apenas que esta conta não apareça mais nas telas do programa, sem excluir os seus lançamentos, utilize a opção de deixá-la “inativa”.
Nós podemos criar quantas contas quisermos no programa Meu$ plus. Porém, com o passar do tempo, muitas contas que nós criamos podem ficar sem uso e sua presença nas telas e listas de seleção pode tornar-se indesejável poluindo nosso ambiente de trabalho.
É o caso, por exemplo, de uma conta bancária que já foi encerrada, ou um empréstimo que nós já quitamos, ou um investimento que já resgatamos totalmente, etc.
Entretanto, a conta antiga não pode ser eliminada do programa, porque as transações que nós fizemos com ela no passado afetam o saldo de outras contas que ainda existem hoje e fazem parte do nosso histórico financeiro que não pode ser eliminado, pois um dos objetivos do programa é mostrar a evolução histórica de nossas receitas, despesas, desempenho dos investimentos, etc.
Para deixar nosso ambiente de trabalho limpo e fácil de usar, o programa permite que sejam sinalizadas como "inativas" as contas que não estão mais sendo utilizadas, ou que são utilizadas com pouca frequencia de modo que queremos que fiquem ocultas, assim elas não aparecem nas opções de seleção, nas telas e gráficos, a não ser quando necessário, ou quando optado para que apareçam.
Se nós quisermos reativar uma conta inativa, basta entrarmos novamente na tela “Definições das Contas”, marcarmos a opção “Mostrar Inativas”, que aparece na parte de baixo da tela, procurar a conta que queremos reativar e desmarcar a opção “conta inativa”.
Desta forma, nós podemos criar quantas contas forem necessárias, de acordo com a nossa realidade financeira, e torná-las inativas, quando deixarem de ser utilizadas, mesmo que temporáriamente.
É uma tabela que determina quais categorias de receitas e despesas podem ser utilizadas em cada conta e quais contas podem transferir recursos de uma para outra.
Normalmente não precisamos nos preocupar com isto porque o programa determina estas habilitações automaticamente de acordo com o tipo das contas, porém, se for necessário nós podemos alterar estas habilitações. Veja aqui como fazer isto.