Configurar multiempresa NF - Nacional

Add Headings and they will appear in your table of contents.

A partir do dia 01/09/2023 a emissão de notas fiscais dos profissionais MEI, passam a ser realizadas através do portal do gov.br. A emissão pode ser feita pelo próprio aplicativo do governo federal ou por sistema próprio com integração via WebService.


Pensando em trazer facilidade frente a esta mudança, a Avec, integrou a emissão de notas fiscais da plataforma do seu estabelecimento com o sistema do gov.br.


Neste link, criamos um tutorial de como o seu profissional MEI deve se cadastrar no  portal do governo federal. Se os profissionais parceiros em seu estabelecimento não estiverem regularizados neste novo processo, sugerimos que acessem o conteúdo antes de seguir neste passo-a passo.

Para a utilização desta função, será necessário o contato com nosso suporte, pois requer a adesão da integração para o seu módulo fiscal, com a quantidade de profissionais desejado. 


Referente a integração, nosso produto atende a  resolução RESOLUÇÃO CGSN Nº 169, DE 27 DE JULHO DE 2022  para emissão de nota fiscal MEI e funcionará da seguinte maneira:

Para  realizar a configuração do módulo,  será necessário acessar a  área de  Configurações > Nota fiscal 

Após a contratação do serviço para os parceiros MEI, a integração será liberada e poderá ser configurada no cadastro das empresas, através da tela de Multiempresas, como mostra a imagem abaixo:

Como se trata de um processo de integração entre sistemas, todos os dados a respeito da empresa do parceiro são de cunho obrigatório e necessário o preenchimento, como no print abaixo:

Uma vez configurada a multiempresa dos seus profissionais, basta descer a tela, dentro do cadastro de cada empresa que fará a emissão e ao clicar sobre a opção de habilitar a integração, a plataforma trará a opção para inclusão do certificado digital( deve ser no formato PFX, modelo A1). Lembramos que a integração funcionará apenas para notas do tipo de SERVIÇO conforme o print abaixo:

Lembramos que os dados a respeito de número de RPS, Número de série e demais dados fiscais, também são obrigatórios. Havendo qualquer dúvida a respeito, indicamos que consulte nosso material com mais detalhes juntamente com o apoio do seu contador.


Neste link, deixamos disponível um vídeo de instruções para ativar a integração e inclusão do certificado digital, basta clicar aqui


Caso tenha finalizado o procedimento de configuração e ao enviar a nota fiscal, seja apresentado um erro, neste link preparamos um glossário dos principais erros e como resolve-los.


Lembramos também que esta alteração afeta apenas profissionais MEI e para os profissionais das demais categorias de faturamento, a emissão ocorrerá conforme determinação da prefeitura.