1. Significado:
1.1. Denotam interrupção no texto:
a) para indicar a suspensão que sugere alguma interpretação particular. Sílvio esperava, calado, triste, envolvido por uma nuvem que ninguém saberia dizer se era de bebida ou de tristeza. Sílvio, sempre Sílvio... (A) Ah essa falta de ar; o menos apetite de comer; umas dores... Suspeitara fosse via de morrer. (COB)
b) para indicar que uma enumeração não está fechada. A faca, as botas, o chapéu, cinturão de cartucheira, rebenque, a carteira cheia de dinheiro... Tudo de couro. (PEL)
c) para indicar interrupção de turno, para tomada de turno por um interlocutor. Aloysio, aquele aparelho... - Isto é uma gravação, interrompeu-me aquela voz inconfundível dos filmes de Walt Disney. (FE)
1.2. Denotam ausência de enunciado, em texto de diálogo, se colocadas após o nome de uma personagem (indicando que não houve resposta a um enunciado anterior).
Margô:
Quem é a senhora pra me ensinar o que devo fazer? A senhora já esqueceu o que fez com a própria filha?
Deolinda:
...
2. Uso:
As reticências podem ocorrer:
a) no interior de um enunciado. Afinal, se acabou tudo... não sei por que esse mal-estar entre nós três! (A)
b) no final de um enunciado:
- valendo como pontuação de encerramento do período. Uma esmolinha pelo amor de Deus... (CNT)
- seguindo-se a um ponto de interrogação ou de exclamação que fecha o período. Fala baixo que ele vai acordá!... (EN) E se Anna deixasse o marido?... (ACM) (1)
Fonte de Consulta
(1) NEVES, Maria Helena de Moura. Guia de Uso do Português: Confrontando Regras e Usos. 2. ed., São Paulo: Unesp, 2012.