USO DA IA (INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DISCIPLINA I.C.- INICIAÇÃO CIENTIFICA EM UMA TURMA DE NONO ANO
USO DA IA (INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DISCIPLINA I.C.- INICIAÇÃO CIENTIFICA EM UMA TURMA DE NONO ANO
Entrevista com Professor Noviço em IA em construção
Entrevistador: Bom dia, professor! Obrigado por nos conceder esta entrevista. Sabemos que você está começando a explorar o mundo da Inteligência Artificial com seus alunos do ensino fundamental no Cepi Presidente Artur da Costa e Silva aqui em Aparecida de Goiânia. os alunos me disseram que o sr. usará IA em uma turma de nonos anos em uma das disciplinas do Núcleo de Integração Curricular denominada I.c.- Iniciação Cientifica. . Para começar, como você definiria IA para esse grupo de adoescentes?
Professor: Bom dia! Bem, eu tento explicar que a IA é como um amigo inteligente que mora dentro do computador. Ele aprende coisas novas e nos ajuda a resolver problemas, como encontrar o caminho no mapa ou sugerir músicas que gostamos. para fazer a introdução nesse grupo iniciei perguntando aos alunos se alguém já conhecia alguma das inumeras IAs disponíveis na internet e tambem se alguns deles já usaram IAs. e como a resposta é sempre sim, indago sobre os tipos de IAs que eles conhecem e como é o seu uso diário. Após uma longa discussão me trazem como respostas o assistentes google, Siri, Alexa, streeams, chatbots de atendimento ao cliente, sentre outros. Usa se IA pela IA.
Explico-lhes de forma simples o como a IA permite que computadores e máquinas ``pensem´´ e ``aprendam`` como nós seres humanos, de acordo com o que nós as alimentamos.
Professor: Demonstro os alunos que a IA aprende através dos dados que nela é inserido. Explico que como uma criança aprende a falar ouvindo com os pais, a IA aprende com a inserção de dados que nela inserimos. Faço uma analogia com jogos de adivinhação, onde a máquina aprende com as respostas do jogador. Em seguida demonstro ao alunos onde, atualmente, encontramos o uso da IA. Como ilustração falo sobre aplicativos de mapas, filtros de fotos e vídeos e a te mesmo brinquedos interativos. Indago aos alunos sobre os diferentes usos da IA como por exemplo na medicina, educação, diretio, aviação, meio ambiente. E-comerce comercio eletrônico, na arte e na musica, jogos intertivos, projeto criativos, debates, discussões, interação de maquina com o ser humano para aprender línguas. Leitura de livros online. Dentre outros
Entrevistador: depois dessas discussões, como o sr. introduz a IA na prática?
Professor: O primeiro princípio da IA, no meu contexto de ensino e talvez em qualquer outro contexto é o bom uso ético da ferramenta. Ainda, parto do princípio de alimentação da IA da Ia para buscar os resultados que preciso. Instruo o aluno sobre prompts de comandos e desse modo. Deixo claro para o aluno que para que obtenhamos bons resultados com o uso de qualquer IA precisamos saber fazer um bom prompt de comando. Explico a eles que para que a IA nos entregue um conteúdo plausível, de acordo com a minha necessidade, preciso saber perguntar, intruí-la para que a IA me entregue um conteúdo de acordo com a minha necessidade. Ou seja, ela só me entregará uma boa resposta, se eu saber como lhe fazer uma boa pergunta.
Entrevistador:: Em uma das suas turmas de nono ano aqui no Cepi Presidente Artur da Costa e Silva, o senhor pretende usar IA em uma das disciplinas do Núcleo de Integração Curricular disciplina I.C. Iniciação científica. De que forma o senhor fará o uso da IA e o que os alunos produzirão de forma prática usando essa ferramenta? O senhor poderia resumir o uso dessa ferramenta na sua disciplina?
Professor: com prazer, a nossa proposta é introduzir alguns conceitos de IA aos alunos e em seguida de acordo com a proposta do nosso projeto partir para a mão na massa, ou seja, a criação de quizzes didáticos em diferentes disciplinas do currículo.
Entrevistador: Quais os maiores desafios que você tem enfrentado ao usar a IA em sala de aula?
Professor: Ainda que o nosso uso de IA nesse projeto seja bem limitado, penso que o principal desafio é a falta de conhecimento técnico. Às vezes, me sinto inseguro sobre como as ferramentas funcionam e como posso usá-las da melhor forma. Também é preciso ter cuidado com o uso ético da IA, como a privacidade dos dados das crianças. como também o tempo muito limitado em sala de aula.
Entrevistador: E como você está lidando com esses desafios?
Professor: Estou buscando cursos e materiais online para aprender mais sobre IA. Também troco experiências com outros professores e participo de grupos de discussão. Acredito que a troca de conhecimento é fundamental para superar os desafios.
Entrevistador: Para finalizar, qual o conselho você daria para outros professores que querem começar a usar a IA em sala de aula?
Professor: Comecem com atividades simples e usem ferramentas que já conhecem. Não tenham medo de experimentar e aprender junto com os alunos. O mais importante é despertar a curiosidade e o interesse das crianças pela tecnologia.
Entrevistador: Muito obrigado, professor, pela sua sinceridade e por compartilhar suas experiências conosco. Tenho certeza de que sua jornada com a IA será muito inspiradora para seus alunos e para outros educadores.
Professor: Está lançado o desafio. aguardemos até o final do ano para mostrar os resutados do nosso trabalho.
.