O PROJETO: CLUBE DE ROBÓTICA SUSTENTÁVEL

Através dos meios tecnológicos, a escola coloca o aluno como protagonista, capaz de utilizar ferramentas tecnológicas, ganhando um espaço expressivo na formação e habilidades dos alunos, sendo uma das competências gerais previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De maneira interdisciplinar a Robótica Sustentável desenvolve no aluno a capacidade de criar ideias e soluções para as situações desafiadoras do seu cotidiano, fazendo com que o aluno encontre novas formas de pensar, pesquisar, construir de maneira intuitiva e prazerosa.

Alguns benefícios para os alunos:

·         Aprimorar conhecimentos por meio de tecnologia diferenciada.

·       Conscientizar sobre conceitos de sustentabilidade, indispensável na formação dos alunos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente.

·        Estimular o raciocínio lógico.

·        Desenvolver conceitos de programação, automação e familiarização com componentes eletrônicos e prototipagem.

·        Desenvolver a relação interpessoal, trabalho em equipe e oratória.

·       Desenvolver a capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática.

·        Promove o aprendizado multidisciplinar

 

“Dentro desse contexto, a equipe do NTM idealizou o Clube de Robótica Sustentável visando oportunizar um ambiente de aprendizagem estimulante e criativo através da interdisciplinaridade, resgatando aprendizagens não consolidadas, incentivando o desenvolvimento de diversas habilidades através do uso da robótica”

Dessa forma, o Projeto será desenvolvido pelos professores multiplicadores na SAMTEC (Salas de Tecnologia Educacionais Municipais) da unidade escolar. Que acontecerá com turmas do 2º ao 5º ano no contraturno, alunos selecionados pela coordenação escolar.

As aulas serão preparadas de modo que incluam várias metodologias e recursos, como as metodologias ativas, metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), raciocínio lógico, computação desplugada, cultura maker, sites educativos e plataformas adaptativas.

Esse projeto está sendo desenvolvido com os alunos da escola municipal Efantina de Quadros, devido a Escola Municipal Pingo de Gente estar com salas em reformas, por esse motivo o professor Bruno Barreto nesta unidade escolar, está colaborando no andamento do projeto na Escola Municipal Efantina de Quadros com a professora Aline Motta.