SOBRE O PROJETO
O projeto será desenvolvido nas salas de tecnologias educacionais municipais - SAMTECs pelos professores multiplicadores com os alunos do 2º ao 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando trabalhar conceitos da Robótica Educacional através de práticas e ações sustentáveis.
O Projeto terá início no dia 28 de março em todas as unidades escolares do município de Nova Andradina.
INTRODUÇÃO
A BNCC vem colocando o aluno como aprendiz ativo e criativo, e não apenas consumidor passivo de tecnologia.
Desta forma, surge a proposta do Projeto Clube de Robótica Sustentável que pretende transformar o ambiente escolar em espaço de estímulo e criação, através do desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para um maior engajamento e aprendizado em sala de aula.
A robótica vai muito além da programação de robôs, é principalmente um processo de aprendizagem que incentiva o educando a pensar de forma criativa, eficiente, lúdica e prática, de modo a resolver os problemas gerados pelo que foi estudado em sala de aula.
OBJETIVOS
O presente projeto visa oportunizar um ambiente de aprendizagem estimulante e criativo através da interdisciplinaridade, resgatando aprendizagens não consolidadas, incentivando o desenvolvimento de diversas habilidades através do uso da robótica buscando:
§ Estimular o raciocínio lógico possibilitando que os discentes criem conexões mais complexas em seu cérebro encontrando caminhos diferentes e soluções alternativas para resolução de problemas;
§ Desenvolver habilidades importantes do campo cognitivo como a concentração, persistência, atenção;
§ Fomentar o trabalho em equipe para que os estudantes saibam escutar as ideias alheias ao mesmo tempo em que também expõem as suas;
§ Desenvolver o pensamento criativo para que novas soluções e inovações sejam apresentadas;
§ Favorecer o aprendizado interdisciplinar nas diversas áreas de estudo;
§ Conscientizar sobre a prática sustentável;
§ Incentivar o protagonismo do aluno e sua autonomia no processo de ensino e aprendizagem;
RESULTADOS ESPERADOS
Com a execução do projeto, espera-se que haja uma melhoria do nível de aprendizagem dos alunos envolvidos, melhor desempenho na realização das atividades escolares, haja vista a diversidade de habilidades e competências trabalhadas ao longo do mesmo.
Além disso, o estímulo à criatividade e inventividade será explorado durante o desenvolvimento das atividades, trazendo a interdisciplinaridade e sustentabilidade através do uso de material reciclado, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo, aumentando o potencial de cada um e trazendo mais qualidade ao ensino.
METODOLOGIA
O presente projeto sugere um trabalho interdisciplinar combinando diversos conhecimentos e competências no intuito de possibilitar um aprendizado dinâmico e estimulante.
Será desenvolvido na sala de tecnologia da Escola pela professora multiplicadora Rita Delasir Maraya com os alunos do 3º e 4º ano dos anos iniciais. Aqui na Escola Machado de Assis as aulas de Robótica acontecerão nas terças feiras durante as duas primeiras aulas para o 3º ano e nas quartas feiras nas duas primeiras aulas para o 4º ano.
As aulas serão preparadas de modo que incluam várias metodologias e recursos, tais como, a utilização de sites educativos e plataformas adaptativas (Comput.it, Code.org, Phet Colorado, Scratch e Arduino) que utilizam a gamificação, proporcionando um caráter lúdico no cotidiano escolar, computação desplugada e raciocínio lógico, metodologias que proporcionam um aprendizado dos conceitos computacionais de forma simples e interativa, sem a utilização de hardware ou software.
Vale salientar que o projeto também trabalhará as práticas de ações sustentáveis unidas à mão na massa da cultura maker, através do aproveitamento de materiais recicláveis como papelão, plástico, alumínio, componentes eletrônicos como motores, fios e conectores.
O 4º ano estará desenvolvendo o módulo avançado que incluirá a programação em blocos com a utilização do software Scratch e Arduíno.
Desta forma, espera-se que o projeto vá de encontro com as necessidades dos alunos levando em consideração as lacunas na aprendizagem bem como as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular- BNCC.