A Importância da Gestão Documental e da Gestão da Memória no Poder Judiciário
Pelo segundo ano, a Gestão Documental e a Gestão da Memória estão presentes como um dos quesitos de avaliação e classificação para o recebimento do Premio CNJ de Qualidade, que concede em cada segmento de justiça, os prêmios “Diamante”, “Ouro” e “Prata”. Concedendo ainda, ao tribunal que mais se destaca entre todos os 90 e que atingiu maior pontuação, o “Prêmio Excelência”.
Inserido na Categoria “Governança”, em 2022, o quesito Gestão Documental e Gestão da Memória passa a ter maior peso para a premiação, aumentando de 25 pontos (2021) para 35 pontos esse ano, na pontuação geral relacionada ao eixo Governança.
Esse quesito, que vem adquirindo maior importância no Poder Judiciário, envolve o cumprimento da Resolução CNJ nº 324/2020, que institui as diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental e dispõe sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).
O Portal da Memória do TRT6
Em consonância com a Resolução CNJ nº 324, foi criado em 2020, o Portal da Memória do TRT6, ambiente virtual que vem consolidando permanentemente uma gama de informações e documentos históricos, arquivísticos e fotográficos, mantendo e disseminando a memória da Justiça do Trabalho, em especial a pernambucana, ao disponibilizar aos estudantes e ao público em geral, o rico acervo histórico e documental do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco.
O acesso pode ser feito pelo link https://sites.google.com/trt6.jus.br/memorialtrt6/in%C3%ADcio e também pela página no site do TRT6 https://www.trt6.jus.br/portal/conteudo/memorial.
O Memorial do TRT6
Localizado, atualmente, à Rua Quarenta e Oito, nº 149 - 3ª andar, no bairro do Espinheiro, em Recife, o Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco encontra-se aberto a visitação de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas.
Para agendar uma visita, basta enviar e-mail para memorial@trt6.jus.br ou ligar para 81 3225-3421 e 3225-3422.
O contato também pode ser feito ao seguir @memorialtrt6pe e acompanhar nossas publicações no Instagram.
Criado em 2019, o Prêmio CNJ de Qualidade veio substituir o antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013, cujo objetivo consistia no aprimoramento do sistema de estatísticas e da produção e disseminação dos dados do Poder Judiciário.
Atingido certo patamar, o Conselho Nacional de Justiça passa a inserir novos critérios de avaliação, e a adotar como principais eixos temáticos - a Governança, a Produtividade, a Transparência e os Dados e Tecnologia - para a premiação.
Para saber mais sobre o Prêmio CNJ Qualidade, acesse os links:
https://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/premio-cnj-de-qualidade/https://www.cnj.jus.br/premio-cnj-de-qualidade-10-novos-criterios-farao-parte-das-avaliacoes/https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/4549