Painel de Filtragem
Produto: pode-se consultar todas as notas que contiverem o código do produto informado. Caso uma mesma nota tenha mais de uma ocorrência de um certo produto, esta será exibida mais de uma vez na lista, não significando, porém, que esteja duplicada;
CFOP: este filtro pode ser utilizado de duas formas:
pode-se especificar uma série de códigos CFOP para filtrar as notas. Informe apenas um CFOP a princípio. Quando clicar em "Consulta" abrirá uma nova caixa que permite que um ou mais CFOPs adicionais sejam inseridos, sempre um a cada vez. Informe um CFOP, clique em "Ok" e a caixa abrirá novamente. Não querendo mais incluir outros CFOPs, basta clicar em "Cancela" que o filtro será aplicado considerando os CFOPs informados. Pode-se informar no máximo 4 CFOPs.
pode-se utilizar este filtro também digitando uma palavra ou parte da natureza da operação que se queira filtrar. Por exemplo, digitando-se a palavra "VENDA", serão exibidas notas cuja natureza seja "VENDA", "VENDA BALCAO", "VENDA PRODUÇAO", etc.
Tipo Nota: pode-se filtrar para exibir apenas o tipo de nota desejado, por exemplo, notas de venda ou simples remessa;
Exibir Funcionários: utilizando esta opção, serão exibidos vendedor, autônomo e o responsável pela emissão da nota na lista. Esta opção é desaconselhável para redes com conexão lenta.
Vendedor: este filtro flexível estende sua funcionalidade, permitindo aplicar filtros por vendedor, vendedor externo ou pelo responsável pela emissão do documento. Basta clicar sobre a palavra "Vendedor: " que o filtro altera o critério de busca para as opções exibidas.
Veja aqui mais sobre Notas Fiscais e NF-e
Painel de Rodapé
Totalizar: (tecla de atalho <F5>)
Você pode optar por totalizar apenas notas de venda ou todas as notas da consulta. Serão exibidos separadamente os valores de Notas Fiscais emitidas e Recibos + Cupons Fiscais aparecerão como Vendas de Balcão.
Totalização detalhada: considera os valores de compra e de venda dos itens da consulta e exibe ao lado direito do painel de totalização o percentual de lucro considerando os valores de compra e de custo dos produtos, assim como o valor em R$ do lucro.
Veja também: Detalhamento do Item
Totalização simples: não calcula margens de lucro, apenas totaliza as notas, sendo assim uma consulta mais rápida.
Cancelar Nota: (tecla de atalho <F6>) permite fazer o cancelamento de uma nota emitida no sistema. Ao cancelar, os itens constantes da mesma retornam ao estoque, a não ser que sejam provenientes de um Vale. Deve-se informar o motivo do cancelamento. Neste momento o sistema verifica se existem duplicatas relacionadas à essa nota no Contas a Receber. Se houver, deve-se escolher entre excluir estas duplicatas ou mante-las no Contas a Receber.
Ao clicar em "Cancelar Nota" sobre alguma nota que já tenha sido cancelada anteriormente, o sistema pergunta se deseja retirar o cancelamento da mesma, voltando a ser uma nota válida. Porém as duplicatas desta, se excluídas anteriormente, não irão retornar ao Contas a Receber automaticamente.
IMPORTANTE:
o cancelamento com <F6> cancela a nota apenas no escopo do sistema!
Para cancelar notas eletrônicas emitidas para a Receita Federal,
deve-se utilizar a função de cancelamento própria das NF-e!
Cancelar Venda: (tecla de atalho <F7>) esta função permite que o valor de uma venda feita seja devolvido parcialmente. Dessa forma, ao totalizar, o valor devolvido será desconsiderado.
Cupom Fiscal: permite cancelar ou gerar um cupom fiscal (apenas para máquinas que tenham a impressora fiscal conectada) a partir de um documento (Recibo) feito anteriormente. O cancelamento só pode ser feito para o último cupom fiscal emitido.
NF-e: armazena todas as funções relacionadas ao trato com a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.
Emite: permite emitir uma NF-e. Abre a janela de observações e transportadora para a partir daí, enviar a nota
para Receita. O certificado digital da empresa deve estar presente e configurado na máquina.
Consulta: faz a consulta da NF-e na base de dados da Receita Federal e exibe o estado atual da mesma. Mostra primeiramente o número de protocolo relacionado à nota, clique em "Ok" e depois em "Ver detalhes" para visualizar o 'status' da nota.
Re-Imprime: permite reimprimir o DANFE da NF-e, possibilitando também salva-lo no formato PDF.
Cancela: executa o cancelamento da NF-e na base de dados da Receita. É solicitada uma justificativa com pelo menos 15 caracteres. Após digitar, basta escolher o certificado digital da empresa para confirmar. O sistema irá comunicar, aguardar a resposta e vincular o evento de cancelamento à NF-e.
Sempre após o cancelamento, execute a "Consulta" da NF-e para
certificar se houve sucesso na operação. Após a consulta, você poderá
reimprimir o DANFE, que sairá com a tarja do cancelamento efetuado.
Abre Pasta: faz o acesso direto à pasta onde estão armazenados os PDFs dos DANFEs e os XMLs das NF-es.
Cadastro: exibe as informações do cliente da NF-e obtidas diretamente da Receita Federal. (ainda não está funcional no estado do Rio de Janeiro)
Inutilizar: ser por algum motivo, o cliente saltar um ou mais números de NF-e sem emiti-las, por exemplo, a numeração passou de 1500 para 1540, deve-se informar à Receita que o intervalo das notas entre 1501 e 1539 não foi utilizado. Para isso, deve-se informar o número inicial na primeira caixa (1501), clicar em "Ok" e depois o número final (1539) e clicar em "Ok" novamente. O sistema irá comunicar e registrar o evento na Receita.
Novo: cria uma nova nota. Escolha o tipo da nota a ser criada: produto ou serviço e depois o cliente. Neste momento são verificados status do cliente (se este está impedido de comprar), valores em atraso e limite de crédito. Caso esteja impedido, não será possível continuar. Caso haja contas em atraso uma mensagem é exibida com o valor. Uma confirmação é solicitada, permitindo assim continuar com a emissão da nota.
A próxima etapa é escolher a natureza da operação, na janela abaixo:
Caso a natureza não se encaixe nas mais utilizadas, mostradas no painel, pode-se utilizar a opção "Outras", digitando o CFOP e a descrição desejados.
Altera: permite alterar uma nota já gravada.
Localiza: encontre a nota desejada através dos campos "número, emissão, cliente, identificação, Proposta ou Vale".
Exclui: apaga a nota do sistema. Uma confirmação da operação é solicitada. Se confirmada, o sistema procura por duplicatas no Contas a Receber relacionadas à esta nota. Caso haja, pergunta se deseja remove-las ou mante-las. Há a opção de mante-las no Contas a Receber, porém marca-las como "canceladas". Se a intenção for emitir uma nova nota, é melhor que as duplicatas sejam excluídas também, já que novas serão geradas ao se emitir outra nota.
Imprime: abre a janela de impressão com as opções de imprimir a nota, carta de correção, etiquetas de endereçamento, duplicatas ou outras listagens. Na opção de impressão da NF-e, executa a checagem do prazo de vencimento do certificado digital da empresa, exibindo uma mensagem de lembrete ao usuário caso a data de vencimento seja menor que 30 dias.
Outras Funções
Com o botão direito do mouse, além do botões descritos acima, pode-se acessar outras funções:
Gerar lote de NF Serviço (Ctrl+L): para notas de serviço, emitidas e registradas no sistema de Notas de Serviço da prefeitura, o sistema permite agrupar uma ou mais notas e gerar o arquivo de lote contendo-as para que seja carregado no site de uma só vez, evitando o retrabalho de ter que digita-las uma a uma. O código do serviço prestado deve estar previamente configurado nos parâmetros do sistema. Deve-se apenas informar o local (pasta) onde se deseja salvar o arquivo gerado.
Totalização de vendedor externo: esta função permite que vendedores externos (chamados "autônomos" no sistema) totalizem suas vendas faturadas. Cada vendedor só poderá totalizar e visualizar suas próprias vendas. Para efetuar a soma, deve-se utilizar o filtro "Vendedor externo", especificando o nome do vendedor que se quer filtrar.
Totalizar Impostos: soma e exibe os totais dos impostos de notas de produto e serviço da consulta atual.
Abrir Gaveta (F11): próprio para terminais de caixa, onde há impressora fiscal instalada, permite abrir a gaveta do caixa diretamente do módulo de Notas Fiscais.
Recuperar Info XML: como descrito na seção de dúvidas frequentes, permite recuperar as informações de registro da NF-e a partir de um arquivo XML existente.
Informar Conhecimento de Transporte (Ctrl+T): permite associar o arquivo XML de conhecimento de transporte à nota selecionada. Este procedimento é importante caso o cliente gere o arquivo SPED. Pode-se digitar manualmente as informações do CT-e ou clicar no botão "..." e carrega-las a partir do arquivo XML do CT-e.
Alterar Cliente (F12): função para alterar o cliente de uma nota já gravada. Utilize esta função apenas para alterar para o mesmo cliente (em casos de mais de um cadastro do mesmo cliente, com CNPJs diferentes) caso tenha escolhido o cadastro errado.
Altera Empresa: em casos de sistema multi-empresa, permite alterar a empresa pela qual se emitiu a nota depois que esta já tenha sido gravada.
Carta de Correção: consulte a seção de dúvidas, Carta de Correção.
Cadastro do Cliente (Ctrl+C): abre as informações resumidas do cadastro do cliente da nota selecionada, permitindo (caso o usuário tenha esta permissão) alterar e atualizar as informações.
Documentação Agregada (Ctrl+D): abre o módulo de Documentação do sistema, exibindo os documentos relacionados à nota selecionada e permitindo agregar mais documentos (não há limite de quantidade). Por exemplo, você pode digitalizar o canhoto com a assinatura do cliente e agregar este documento à nota, para fácil acesso posteriormente.
Sintegra / Gerar arquivo 60I: para fins contábeis, gera o arquivo 60I do Sintegra a partir dos cupons fiscais emitidos.
Marca/Desmarca NF Serviço: permite alterar o 'status' das notas de serviço, quando estas são enviadas para o sistema municipal (site da prefeitura), marcando ou desmarcando-as como emitidas.
Exportar para Excel: salva a lista das notas da consulta atual em uma planilha do Excel.
Próxima etapa:
.