Relacionamento:
Contas a Receber: as contas recebidas em dinheiro vão para o Caixa Empresa como crédito, somando seu valor. Os recebimentos via crédito bancário, como depósitos, transferências, etc. vão para o Controle Bancário e ficam aguardando a efetivação (conciliação), que é a confirmação de que o valor foi efetivamente creditado. Os recebimentos em cheques ficam armazenados no Controle de Cheques, aguardando o depósito em alguma conta do Controle Bancário ou ser trocado em dinheiro, creditando assim o Caixa Empresa.
Boletos: o sistema gera opcionalmente boletos de cobrança pelo módulo de faturamento ou pelo próprio Contas a Receber. Esse procedimento agiliza o processo de faturamento pois dispensa a digitação do título no programa do banco. Se sua empresa ainda não utiliza esse recurso, entre em contato com a JCM Informática para saber mais a respeito.
Contas a Pagar: as contas pagas em dinheiro debitam o Caixa Empresa, diminuindo seu valor. Os pagamentos via crédito bancário (depósitos, cheques, transferências) debitam o Controle Bancário.
O Contas a Pagar é sub-divido em 2 módulos:
Fornecedores: tudo que estiver relacionado à compra para revenda deve ser registrado aqui; duplicatas de notas de entrada vêm automaticamente para essa classificação;
Controle de Despesas: todas as demais despesas que não estejam relacionadas à revenda devem ser registradas nesse módulo. Ex: contas de luz, telefone, folha de pagamento, padaria, aluguel, impostos, etc.
Você pode alternar entre eles através do painel no canto superior esquerdo da tela, podendo escolher entre um dos módulos ou a terceira opção que une os dois em um só local, para ter uma totalização geral dos valores a pagar.
Para registrar tanto uma conta a pagar ou um controle de despesas é obrigatório informar:
Tipo da Despesa: se é uma despesa fixa, variável, revenda, investimento, etc.
Centro de Custo: aqui você define o centro de custo de acordo com o cadastro prévio de centros de custo. Ex: operacional, administrativo, por setores, etc.
Sub-Custo: é o último nível de definição, onde o tipo da despesa é detalhado. Aqui você pode cadastrar tudo que for interesse controlar, como: água, gasolina, almoço, internet, linhas telefônicas separadas ou não, etc.
Consulte também: