Dúvidas sobre Notas de Entrada, Saída, Notas de Serviço e NF-e
- Ao emitir uma NF-e, recebo a mensagem que a nota está DENEGADA. O que fazer?
R: Esta mensagem da Receita indica que o cliente destinatário da NF-e está com alguma pendência na Receita Estadual, estando impossibilitado de receber NF-e de qualquer fornecedor. Não há nada que se possa fazer neste caso, apenas o cliente deve ser informado desta mensagem para que possa solucionar sua pendência.
No Dinamicos:
A numeração desta nota fica retida na Receita, não podendo ser utilizada novamente. Esta nota deve então ser cancelada apenas no sistema (F6) - não na Receita! - para que a sequência numérica das notas prossiga e possa emitir a próxima nota - com nova numeração - normalmente.
- Como gerar uma nota de devolução?
R: A partir da versão 3.10 da NF-e, a Receita exige que para devolver uma nota haja a indicação da nota referenciada por esta devolução, ou seja, a nota de entrada do fornecedor.
Ao finalizar a nota de saída, especifique no campo "Finalidade NFe" que se trata de uma devolução:
Abrirá uma nova janela solicitando o número da nota do fornecedor e a chave de acesso da NF-e com 44 dígitos :
(Nota: a partir da versão 2.10.7.9, não há mais necessidade de dar entrada na nota em 'Notas de Entrada'. A partir desta versão os passos seguintes podem ser ignorados)
Antes então de emitir a nota de devolução (saída), faça a entrada da nota do fornecedor no sistema (em notas de entrada). Após gravá-la, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e escolha "Digitar Chave NFe":
Na próxima janela, basta informar a chave de acesso da NF-e do fornecedor, que consiste em uma numeração de 44 dígitos:
Informe ao menos a chave da NF-e.
Após informar, a nota de devolução poderá ser feita como indicado acima.
- Como inutilizar uma numeração de nota não utilizada?
R: Se devido a algum problema uma numeração de NF-e ou ainda uma sequência de numeração (por exemplo: da 84.540 até a 84.640) não foi utilizada, basta registrar a inutilização das mesmas, que é equivalente à informar na Receita que a empresa não emitiu as notas referentes à essa numeração.
É bastante simples executar esta ação no Dinamicos! Dentro do sistema, em notas de saída, basta clicar no botão "NF-e" e "Inutilizar". Deverá ser informado então o modelo de nota que se quer inutilizar: "55" para NF-e, "65" para NFC-e.
No próximo passo informe a série da nota que deseja inutilizar.
Depois entre com o intervalo das notas que serão inutilizadas:
Informe o início da faixa (no nosso exemplo, 84540) e o fim da faixa (no nosso exemplo, 84640). Caso seja apenas um número a ser inutilizado, o início e o fim serão os mesmos (o número da nota a inutilizar).
Será solicitada uma justificativa da inutilização com no mínimo 15 caracteres. O registro desta operação (XML) ficará gravado na pasta "Eventos\Inutilização" dentro do mês referente.
- Gerei uma NF-e mas não apareceu o ícone do globo. Agora está dizendo que há duplicidade.
R: Se devido a algum motivo o ícone da NF-e não aparecer na última coluna da listagem e a nota já estiver gerada, clique com o botão direito do mouse sobre a nota e escolha a opção "Recuperar info XML". Na caixa de diálogo que abrir, localize o arquivo XML referente à nota. A estrutura padrão das pastas que guardam o xml é parecido com o abaixo:
Meu Computador
Disco Local C:
Dinamicos
XML
201107 (para o mês de julho de 2011)
NFe (guarda as notas emitidas)
O arquivo XML tem no seu próprio nome a indicação do número da nota. Ex:
Nesse exemplo, o número da nota é 679.892. O número 1 é apenas o dígito verificador e deve ser ignorado.
Ao localizar o arquivo, basta seleciona-lo e clicar em "Abrir". Nesse momento o ícone do globo já irá aparecer na listagem.
O próximo passo é fazer a consulta da nota junto à SEFAZ. Para isso clique em "NF-e / Consulta". Irá aparecer o nº de protocolo. Clique em "Ok" e depois em "Ver detalhes" para ver se a nota é válida.
Estando válida, você já pode imprimi-la, clicando em "NF-e / Re-Imprime".
- Mensagem de erro ao emitir uma NF-e. Qual o erro?
Muitas vezes ao enviar uma NF-e para Receita, após as validações, esta retorna com uma mensagem de erro, caso haja algum problema. Para saber qual o motivo, basta olhar o texto de retorno da mensagem, como por exemplo, um aviso sobre a Inscrição Estadual do cliente:
Leia com atenção o texto apresentado a partir da indicação da seta. Ele vai indicar onde está o problema. No caso deste exemplo, você deverá verificar o campo da IE no cadastro do cliente: veja como clicando aqui.
- Preciso fazer uma NF-e de Entrada. Como proceder?
R: NF-e de Entrada obviamente só podem ser feitas para a própria empresa. Ao clicar em "Novo", escolha a própria em empresa como 'fornecedor'. A numeração da nota acompanhará a sequência das notas de saída (ex: se a útima NF-e de saída foi a de nº 350, a NF-e de entrada será nº 351. A NF-e de entrada gravada é incluída na listagem das notas de saída, para fins de sequência e consulta.
- Como cancelar uma NF-e ?
R: Faça primeiro o cancelamento na Receita, através do botão "NF-e / Cancela" e informe o motivo do cancelamento. Após o procedimento normal de cancelamento, se desejar, você poderá cancelar a nota também no sistema, através do botão "C.Nota" (atalho F6).
- Quero excluir uma Nota de Entrada mas não consigo.
R: As notas de entrada nunca são excluídas do sistema. Por envolver segurança de estoque, elas só podem ser canceladas. Dessa forma é dado baixa dos itens no estoque e a nota fica marcada como cancelada. A senha do usuário é requerida ao excluir uma nota.
- O Dinamicos emite nota eletrônica de serviço?
R: As notas de serviço podem ser lançadas no sistema normalmente, porém sua emissão é feita pela prefeitura da cidade. Existe no sistema um recurso que cria o arquivo de lote de uma ou mais notas de serviço lançadas para que estas não precisem ser digitadas no site da prefeitura. Em Notas Fiscais de Saída, clique com o botão direito do mouse e escolha "Gerar lote de NF Serviço" (atalho Ctrl + L).
Para a correta geração do arquivo, o código do serviço prestado deve ser apontado na NF. Ex: 14.00 = Serviços relativos a bens de terceiros. Você pode cadastrar novos tipos de serviço no menu "Cadastro / Códigos Serviço NF-S".
Verifique se a Inscrição Municipal está preenchida corretamente nas configurações do sistema.