Esta é a parte final da elaboração de uma nota, onde os valores são totalizados, onde são geradas as duplicatas de cobrança ao cliente e onde pode-se também emitir, validar e imprimir a NF-e.
O sistema gera automaticamente o número da nota e vendedor (se veio de uma Proposta ou Vale). Deve-se informar o responsável pela emissão e se a venda for de um vendedor externo (autônomo), deve ser informado no campo "Autônomo".
O campo "Identificação" pode ser usado para fins de localização interna;
O campo "Empresa" é utilizado somente quando o sistema estiver sendo usado no modo multi-empresarial;
O campo "Finalidade NFe" é preenchido de acordo com a finalidade da nota sendo emitida: Normal, Complementar ou Ajuste. No caso de ser uma nota complementar (de impostos por exemplo), uma janela solicitará o número da nota original a que esta se refere.
Após preencher e conferir os valores, basta clicar em "Grava" para passar para a próxima etapa: o parcelamento das duplicatas.
Parcelamento da Nota:
Campos a preencher:
o vencimento, à prazo ou à vista;
número de parcelas;
quantos dias para o primeiro vencimento - pode-se digitar um número de dias, a contar a partir de hoje ou escolher a data no calendário ao lado;
o intervalo entre as parcelas, quando houver mais de uma duplicata;
o banco da cobrança;
o tipo (carteira) da cobrança no banco;
os dias para indicação de protesto no boleto.
Ao clicar em "Confirma" o sistema irá criar o número de duplicatas definido e enviar ao Contas a Receber. Caso não queira criar duplicatas para esta nota, basta clicar em "Cancela". Isto irá cancelar apenas o ato de gerar duplicatas e não toda a nota. Na próxima tela, vemos as duplicatas criadas sendo exibidas:
Neste ponto, caso queira fazer alguma mudança (data vencimento ou valor) basta clicar no botão "Altera". Se o tipo de cobrança escolhido for o boleto bancário, basta clicar em "Boleto" para imprimi-los. Se a opção "visualizar" estiver marcada, o boleto será exibido primeiramente na tela. Caso contrário, este vai direto para a impressora padrão instalada, agilizando assim o processo (não há necessidade de aguardar a impressão, pode-se passar para a próxima etapa, que seria a impressão da nota). Clicando em "Saída", o sistema irá perguntar se deseja imprimir a nota.
Imprimindo a Nota:
Na janela de impressão da nota, pode-se informar:
campo de observações;
nome da transportadora, se houver;
o tipo do frete
1 - Emitente: o frete é efetuado por conta do próprio emitente da nota;
2 - Destinatário: o frete é por conta do destinatário da nota;
3 - Terceiros: o frete é efetuado por uma transportadora;
9 - Sem frete: quando não há frete;
a placa do veículo que fará o transporte, se houver;
quantidade de volumes dos produtos das notas, depois de embalados;
espécie dos volumes;
marca, caso se aplique;
os pesos bruto e líquido dos volumes.
Neste ponto, se desejar apenas gravar tudo que foi feito e não emitir a nota neste momento, basta clicar em "Salvar e Sair". Clicando em "Cancelar", você estará cancelando apenas as informações digitadas nesta tela de impressão, e não toda a nota.
Para validar a nota, assina-la digitalmente e emitir para SEFAZ (Receita), basta clicar em "Gerar NF-e". Neste momento, o sistema efetua as primeiras validações nas informações e caso encontre alguma inconsistência, exibe o aviso informando onde está o problema.
Se as informações estiverem corretas, o sistema se conecta ao site da Receita para enviar a NF-e. Na SEFAZ, as informações são validadas e se estiverem corretas o DANFE é exibido na tela, para ser impresso.
Caso haja alguma inconsistência na nota, uma mensagem é exibida com a fonte do problema.
Quando a nota é validade e o processo segue normalmente, após a impressão, o sistema envia automaticamente o DANFE no formato PDF e o arquivo XML da nota para o endereço de e-mail do cliente. Envia também uma cópia dos dois documentos para um backup na nuvem. Caso aconteça algum imprevisto, este pode ser recuperado.
Dependendo da velocidade da conexão, este processo pode demorar algum tempo, é aconselhável não interrompe-lo, aguardando o sistema voltar para a tela de listagem das notas.
É possível enviar os documentos para mais de um e-mail ao mesmo tempo. Para isso, basta informa-los no cadastro do cliente, na guia "E-mails adicionais".
.