Tília-das-folhas-grandes

Tilia platyphyllos Scop.

Nomes comuns

Tília-de-folhas-grandes, tília-da-Holanda


Família e descrição

As Folhas são grandes, amplamente ovadas ou arredondadas, cordiformes e um pouco assimétricas na base, com a margem finamente serrada e com as nervuras, até às de última ordem, muito marcadas na página inferior. São alternas, sobre longos pecíolos, formando duas fiadas ao longo dos ramos; têm uma cor verde intensa na página superior e um verde mais claro na página inferior onde comportam alguns pequenos pêlos esbranquiçados, formando tufos no encontro das nervuras; na página superior são completamente desprovidas de pelos. 

As flores dispostas em cimeiras pendentes de 1 a 6 flores, são pequenas, de cor branca, creme ou amareladas, muito aromáticas, com um duplo envolvimento de 5 sépalas e pétalas livres, estas mais longas e estreitas, abertas em forma de estrela; têm um grande número de estames livres ou um pouco unidos na base formando fascículos. 

O fruto é seco e indeiscente (carcérulo ou núcula), ovóide, percorrido por 5 cordões salientes, longitudinais e muito pubescentes; tem uma só cavidade e contém 1 a 3 sementes.


Origem e habitat


Utilizações e curiosidades