Cedro-do-atlas

Cedrus atlantica Endl.

Nomes comuns

Cedro-do-atlas-de-folhas-azuis, cedro-do-atlas, cedro


Família e descrição

As folhas são aciculares, na sua maioria agrupadas sobre curtos raminhos laterais (braquiblastos) de crescimento reduzido, formando rosetas estreladas (20 a 30 acículas em novos brotos); mas também solitárias ao longo dos ramos longos (macroblastos) recém-formados; são de cor verde ou branco-azulado, de secção triangular ou quadrangular, algo arqueadas, e medem, as agrupadas em fascículos, de 0,8 a 3 cm de comprimento. 

Os cones masculinos nascem erguidos no centro das rosetas de folhas, solitários; são cilíndricos de 3 a 5 cm de comprimento, no início de cor verde amarelado ou amarelo e logo depois castanhos. Cones femininos sobre a mesma planta, também solitários no centro das rosetas de folhas, de preferência nos ramos superiores, de forma cilíndrica ou ovado a cilíndrica e cor verde-violáceo ou verde-azulado. 

Pinhas erguidas de 5 a 8 (10) cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura, subcilíndricas, truncadas e umbilicadas no ápice; abrem na maturação, desprendendo-se as escamas frutíferas que são subplanas, triangulares, com a margem externa fortemente engrossada; sementes aladas.


Origem e habitat


Utilizações e curiosidades