O Mercado de Trabalho para o Profissional Psicólogo


Um dilema pós-formação: para onde vou? O que eu faço? É comum ao pensamento leigo a imagem do psicólogo como profissional clínico, mas quais são as demais portas abertas para o currículo da psicologia e que diferença fazem no mercado de trabalho.

O presente trabalho buscou abordar o assunto em torno do mercado de trabalho para os profissionais de psicologia, compreendendo sua origem, abordagens, assim como suas diferentes áreas de atuação. O mercado de trabalho é bem amplo, vai muito além da prática clínica como conhecemos. O profissional que escolhe essa carreira pode optar em diversos segmentos, o que inclui o ambiente empresarial como também o seguimento de pesquisa.

Hoje em dia a Psicologia é uma ciência aclamada, mas passou por diversos estágios até a sua consolidação. Bem antes de ser chamada assim, o seu conceito já se formulava em diversas abordagens até o seu aperfeiçoamento. Partindo dessa perspectiva, entendemos que a psicologia vai sendo construída à medida que os homens vão construindo a si e a seu mundo. A preocupação do homem com as chamadas atividades subjetivas é tão antiga quanto as primeiras formas do pensamento racional, ou seja, quando o homem pensa acerca do mundo, dos outros homens e de si mesmo, elabora idéias psicológicas, ideias que se referem a processos individuais e subjetivos, como, por exemplo, as percepções e as emoções.

Considerada como uma área de estudo das ciências sociais e humanas, a psicologia também pertence a áreas da saúde pois utiliza de métodos qualitativos e quantitativos em suas pesquisas para assim estudar os processos psíquicos que originam o comportamento. A psicologia hoje, de forma majoritária, exerce a função de diagnosticar, compreender, analisar e explicar comportamento do sujeito, utilizando métodos científicos. O profissional de psicologia consegue trabalhar em diversas áreas, atuando de forma neutra e imparcial dentro de seus limites, podendo assim contribuir de forma significativa no que diz respeito ao contexto sócio-cultural.


ABORDAGENS PSICOLÓGICAS


Um profissional da psicologia atua através de uma escuta ativa, percebendo a forma que seu paciente enxerga o mundo e o que acontece ao seu redor. A partir disso, o profissional observa, compreende e descobre as distorções do paciente, identificando suas crenças criadas, sentimentos e comportamentos. Para tanto, o psicólogo utiliza das abordagens teóricas que são muito importantes na hora de seu trabalho, as principais são:

Behaviorismo ou Psicologia comportamental: baseia-se na análise do comportamento do paciente e visa perceber e transformar aqueles que são disfuncionais, ou seja, que trazem dificuldades e sofrimento para o paciente. O psicólogo pode propor atividades a serem realizadas em casa e entre as sessões de terapia, são usadas diversas técnicas para que o indivíduo perceba e modifique seus próprios comportamentos.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): Essa abordagem é um desdobramento do Behaviorismo, ela integra a base comportamental a conhecimentos da neurociências. Utiliza uma teoria que relaciona os pensamentos, as emoções e os comportamentos humanos ampliando a terapia comportamental clássica, e assim identificar padrões e ajudar o paciente a modificá-los através de objetivos estabelecidos entre o psicólogo e o paciente, com sessões estruturadas em torno dessas metas, utilizando de várias técnicas e atividades para intervir nos problemas trazidos pela pessoa.

Humanista: O psicólogo humanista busca compreender o passado através do momento atual, seu foco está no modo como o paciente se sente no momento presente. Se esforçam para deixar de lado suas pré-concepções sobre o paciente e se aproximar ao máximo da experiência pelo ponto de vista do mesmo. Além da fala e da escuta, o terapeuta utiliza de técnicas artísticas e trabalho corporal, mantendo-se sempre no diálogo presente e realizando intervenções quando julga necessário.

Psicanálise: A psicanálise tem o foco na análise do inconsciente humano como meio para conseguir compreender os processos mentais da pessoa. Desta forma, esse estudo se concentra na relação entre o inconsciente, sentimentos e comportamentos do indivíduo.

Gestalt: A terapia gestaltista dá ênfase na percepção e de como o paciente coloca significado e dá sentido ao mundo e as suas experiências. O objetivo do tratamento é para que o paciente colabore com o terapeuta para aumentar sua conscientização pessoal, sendo convidado a se desativar ativamente os seus bloqueios.


ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO


Em virtude do cenário atual, com o aumento de transtornos mentais, tais como depressão, ansiedade, burnout, etc; torna-se cada vez mais importante a busca por um profissional de psicologia. O aumento dessa demanda passou a ganhar bastante reconhecimento mediante a busca pela melhoria na qualidade de vida e a importância em se manter uma boa saúde mental. Pessoas, instituições e empresas têm a cada dia mais buscado soluções que tragam melhoria tanto para suas vidas no âmbito pessoal como a de seus funcionários, e com isso o campo de especializações na área da psicologia tornou-se amplo, permitindo assim um leque de oportunidades para alguém que escolhe a psicologia como uma carreira a seguir. Entre as vastas especializações no campo de atuação da Psicologia podemos listar:

Psicologia Clínica - a mais comum de todas as áreas, o psicólogo clínico atua realizando atendimento em consultórios particulares ou em clínicas institucionais, podendo ser públicas ou privadas. Utiliza de métodos e técnicas para conhecer a realidade psíquica e comportamental de um sujeito, ou grupo de pessoas, com intervenções sistematizadas para promover mudanças duradouras, saúde mental e bem-estar individual e coletivo. A atuação no mercado de trabalho é ampla com a possibilidade de aperfeiçoamento e especializações.

Psicologia Social - é a área que atende aqueles indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas de baixa renda, gestantes, mulheres, crianças e usuários de drogas. Um dos pilares do psicólogo social é elaborar medidas para a melhoria da qualidade de vida desses grupos, normalmente marginalizados.

Psicologia Ambiental - é uma área relativamente nova, atua relacionada a outras ciências como sociologia e Geografia. O psicólogo ambiental vai investigar, analisar as interações entre o homem e a natureza assim como a localidade em que vive.

Neuropsicologia - é uma área focada no relacionamento do cérebro com o comportamento humano. O neuropsicólogo é capaz de observar e tratar problemas de personalidade, comportamento, cognição utilizando como base a neurociência.

Psicopedagogia - esse profissional busca a compreensão dos inúmeros fatores envolvidos nos problemas de aprendizagem concentra-se em resolvê-los. A partir do diagnóstico inicia-se um trabalho terapêutico voltado à aprendizagem utilizando recursos que facilitam a recuperação da capacidade de aprender de forma independente.

Psicologia Jurídica (forense) - área voltada ao estudo de vários fenômenos, sobretudo ligados à saúde mental e distúrbios de personalidade que podem levar uma pessoa a cometer crimes ou infrações. O profissional é encarregado de prestar auxílio técnico aos oficiais de justiça, como policiais, juízes e advogados, feitos por meio de emissão de laudos e depoimentos.

Psicologia Educacional - atua com o guia na construção do caráter de seus alunos, na edificação de sua cidadania e no desenvolvimento de habilidades e competências sócio econômicas essenciais para a convivência em sociedade. Esse profissional auxilia na elaboração do plano pedagógico da escola e na construção do processo educacional do corpo docente, além disso atua em casos específicos que envolvem as necessidades dos estudantes e seus familiares.

Psicologia Organizacional - esse profissional atua no auxílio psicológico aos colaboradores de uma empresa e aos próprios gestores. Sua função também é essencial para garantir o bem-estar da equipe permitindo que a cultura e o clima organizacional sejam benéficos a todos.

Psicologia Esportiva - o psicólogo do esporte tem o foco de garantir que os atletas estejam devidamente tranquilos e preparados para os desafios. A preparação física por si só não é o suficiente, a mente tem uma parcela fundamental no desempenho final do esportista

Psicologia do Trânsito - esse profissional tem o foco em testar o potencial dos motoristas, avaliando-os antes de liberá-los para a condução de veículos nas ruas. Atua também na criação de políticas com o intuito de melhorar o dia a dia dos condutores, desenvolvendo ações de restabelecimento aos motoristas que sofreram alguma multa ou punição.

Psicologia do Consumidor - é uma área muito interessante para grandes empresas pois entender o comportamento dos clientes frente ao consumo é essencial para o sucesso de um produto. Portanto o profissional dessa área realiza estudos com indivíduos, grupos e até organizações com o objetivo de descobrir quais são os critérios usados para selecionar, defender, usar e descartar produtos, serviços, experiências ou ideologias a fim de satisfazerem suas necessidades.

Psicologia Hospitalar - o psicólogo hospitalar atua nos hospitais, ambulatórios, com o objetivo de prestar assistência psicológica aos pacientes internados, familiares e profissionais da saúde. esse profissional está habilitado a avaliar casos específicos no ambiente hospitalar, utilizando ferramentas para orientar todos os envolvidos em casos delicados de saúde, assim procura reduzir o mal estar psicológico das pessoas em sofrimento, para que elas possam enfrentar a insegurança , fragilidade e as dificuldades nesse momento tão delicado da vida.

Por fim, com diversas áreas onde o psicólogo possa atuar, as possibilidades diante do mercado de trabalho são diversas.


CONCLUSÃO


Ser um profissional qualificado é um desafio, seja qual for a profissão, exige uma busca por conhecimento e especializações para se manter ativo diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. No entanto, com a crescente preocupação pela saúde mental e busca por uma melhoria de vida , a psicologia tem se mostrado como uma das áreas com grande crescimento, devido às diversificadas áreas que o psicólogo pode atuar, sabendo que o sucesso de um profissional depende de sua dedicação, comprometimento e amor , o que diferencia um profissional qualificado de um desqualificado. Portanto conclui-se que o mercado de trabalho para o profissional da psicologia continua sendo promissor.

REFERÊNCIAS


História da Psicologia: Rumos e Percursos / Ana M. Jacó-Vilela; Arthur A. Leal Ferreira e Francisco T. Portugal - Pg. 205; 341; 383; 423; 441 e 469

Terapia Cognitiva Comportamental - TCC / Psicólogos Vila Olímpica <https://psicologosvilaolimpia.com.br/psicologia/terapia-cognitiva-comportamental/>

A formação do psicólogo e as áreas emergentes / Maria T. de Melo Carvalho; Jáder dos Reis Sampaio (Universidade Federal de Minas Gerais)

A Atuação do Psicólogo no SUS: Análise de Alguns Impasses / João L. Ferreira Neto (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) <https://www.scielo.br/j/pcp/a/JLZCLZb7xptjLFJtQPGL3mg/?format=pdf&lang=pt>

O que é a psicologia ambiental? / matéria promovida pela e-cycle <https://www.ecycle.com.br/psicologia-ambiental/>

Conheça quais são as áreas da Psicologia / Maria F. Alves <https://querobolsa.com.br/revista/conheca-quais-sao-as-areas-da-psicologia>

Este texto foi produzido em Universidade do Vale do Itajaí, durante o Curso de Psicologia na disciplina de Ambientação Profissional I, orientado pela Prof. Larissa Fernanda Dittrich, realizado pelos acadêmicos: André da Silva de Sousa; Letícia A. Ribeiro; Liliene Nunes; Rodrigo Bittencourt; Rubiana C. Gonçalves;