Globalização


Algo que sempre me foi intrigante no próprio sentido da palavra globalização é o fato de que comumente podemos pensar em globalização e já pensar em pessoas, porém, uma simples busca de significado nos revela algo diferente. Apesar da promessa de união social, cultural e política, o que vemos na verdade é um gigantesco grupo de divisão econômica. Não é novidade e muito menos surpresa para ninguém que a ideia de unir todos os países é erroneamente impossível, somos nações diferentes, com objetivos diferentes, é inevitável que as opiniões se colidam em algum momento.

Quando falamos de globalização, apesar do meu forte desejo particular em querer acreditar que é feita pelas pessoas e para as pessoas, estamos na verdade tratando de mercado financeiro entre países que se consideram úteis uns para os outros. Muitos deles acabam sendo explorados nesse sistema, pois estão sempre cedendo muito de seus recursos sem receber um acordo justo em troca. Razão pela qual os países já economicamente estabelecidos continuam crescendo enquanto tantos outros não conseguem sair do lugar ou só abaixam.

Dinheiro sempre foi assunto sério desde VII a.C. Por onde quer que fosse e o que quer que fizesse o homem tinha terrível apego pela sua preciosa moeda e com os países não é diferente. Ter diferentes valores respectivos para cada moeda também não facilita em nada o processo. Estamos nos esquecendo que na hora de falar no palanque em nome de um país não é um país que está ali, é uma pessoa. Uma pessoa influenciável e perfeitamente capaz de errar e derrubar a bolsa para o fim da lista. Quanta pressão você acha que teria no lugar dessa pessoa?

A globalização parte de um conjunto de países de todo mundo se unindo, na verdade, são apenas uma mesa de pessoas nervosas. Escolhidos pelo povo ou não, esses representantes sozinhos não tem como ter todas as respostas. Dois ou três seria uma coisa, no entanto, sozinho é outra completamente diferente. Não há um país ali e se quer me convencer que há terá de sentar comigo um bom tempo. Não pode uma só mãe falar por todos os filhos do mundo, não pode um só torcedor falar pelo estádio inteiro, e então, não pode uma só pessoa falar por um país inteiro.

Rosabel Poetry

Autora, Poeta & Redatora