Direitos Humanos e a Corrupção


Apesar dos esforços de diversos pacificadores ao longo da história, os direitos humanos são hoje, para muitas pessoas, um desejo e não uma realidade. Apesar de ser dada como uma lei inalienável, já foram violados até mesmo pelos próprios países da ONU. Como os Estados Unidos que faz o uso contrário do Art. 11 “Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa”, o ato de contrária a este artigo só nos prova o quanto os direitos humanos são maleáveis.

Nos últimos anos, a corrupção foi dada como a maior causa de violação aos direitos humanos no Brasil. "À luz do seu inegável impacto negativo sobre o pleno gozo dos direitos e liberdades fundamentais, estamos incluindo o tema da corrupção no centro do debate sobre a defesa dos direitos humanos no Brasil", discursou Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no Brasil.

O povo atualmente está preso em uma ideia tola de que eles são os responsáveis pelos governantes no poder e que, por consequência, foram eles que escolheram a situação do próprio país. Esta é uma mentira deslavada, somos sim eleitores de uma parte do poder de nosso país, mas a grande maioria dos símbolos de poder legislativo, inclusive da própria cidade residente, não são escolhidos pelo povo. Só isso já nos retira a simples oportunidade de termos a quem recorrer com segurança quando nossos direitos humanos são violados e é aí que está a principal falta de ação.

Rosabel Poetry

Autora, Poeta & Redatora