O ser humano está sempre mudando o ambiente ao seu redor dependendo da necessidade, e nem todos se pegam preparados com essas mudanças. A Transformação Social vem do sentido de incluir-se nestas novas mudanças. Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido a capacidade das pessoas de adaptar-se a cada vez mais alterações sociais.
Seguindo essa linha de pensamento, a escola, historicamente, seria o lugar onde os indivíduos juntariam os seus conhecimentos básicos e o conhecimento formal do profissional que lhes leciona para criar um conceito geral de sociedade. Usando como exemplo a diversidade social que ali convive. Infelizmente, não é bem assim que as coisas vêm funcionando.
A crença das pessoas de que nada está bom como é e que tudo pode ser mudado para melhor tem criado uma série de transformações e padrões culturais que barram o conhecimento dos estudantes. Pois a escola os instiga a procurarem a ideia de uma sociedade perfeita que simplesmente não existe. Falando dessa forma pode parecer um pouco pesado, porém, se pararmos para pensar melhor, veremos que a educação na verdade nunca foi uma opção. Pergunte a um aluno o que ele faz na escola, muitos dirão que estão sendo obrigados pelos pais ou simplesmente porque querem uma vida um pouco melhor no futuro. São poucas as sociedades que ainda veem a educação como algo útil e necessário. E quem pode culpá-los? Se como dito antes, a educação foi forçada a nós desde o começo, primeiro pelas igrejas, depois pelo Estado e agora pela própria sociedade.
Ao passar dos anos, em uma falha esperança de disfarce, surgiram orientações pedagógicas de como guiar cada indivíduo a sua maneira. Mais uma proposta de transformação social, entre tantas outras, para tentar mais uma vez resolver uma pequena parte dos vários e vários problemas presentes na educação desde o início dos tempos.
O socialismo dentro da educação é mesmo muito mais complexo do que parece e, com certeza, possui muito mais parênteses do que eu tenho permissão para abrir aqui. No entanto, não posso deixar a escola como sendo o vilão da história, pois de um certo ponto ela também é vítima. A escola tenta todos os dias nos dar uma formação humana e nos ajudar a entender a sociedade, o problema é que há tantas mudanças e exigências forçadas em cima da educação que os profissionais simplesmente não encontram espaço para tratar daqueles indivíduos que ali estão como indivíduos de verdade. Graças a todas essas transformações, a escola se faz um reflexo de inseguranças, já que possuem quase nenhum espaço para abordar as coisas que gostariam de lecionar, já a sociedade muda tão rápido que é quase impossível para algumas pessoas acompanharem, tais pessoas acabam ficando para trás nessas mudanças e, infelizmente, se tornam os maiores alvos de descriminação.