A FAVOR
Como esporte que é, estimula o exercício físico e contribui para o lazer mental.
Se encarado sob seu aspecto técnico, pode ser um hábil exercício para o pensamento estratégico.
Diverte seus expectadores e é considerado paixão por grande parte dos brasileiros.
Serve como passatempo e, em alguns casos, como perspectiva, para pessoas principalmente das classes mais baixas, que têm neste esporte muitas vezes um de seus raros momentos de lazer e emoção.
Por ser uma área de conhecimento bastante popular, serve como motivação para conversas, tendo assim seu caráter integrador e democrático, uma vez que não exige demasiado conhecimento formal.
Serve de hobbie para alguns.
Produz aquecimento no mercado de produtos esportivos, gerando lucros, empregos e investimentos.
CONTRA
É um esporte milionário, sendo manipulado por seus controladores, e reduzido ao aspecto mercadológico, perdendo sua característica lúdica, artística e criativa.
Poderíamos dizer que estimula a desigualdade social, pois arrecada os recursos de uma população torcedora, em sua maioria das classes mais baixas, entregando o dinheiro a alguns poucos na maioria das vezes já afortunados.
Pode ser prejudicial quando chega às vias do fanatismo, a ponto de promover brigas e discussões.
Pode induzir a uma alienação quanto aos problemas sociais.
A visão por parte de crianças e adolescentes de jogadores de sucesso, a grande maioria sem uma formação escolar adequada, pode estimular o desinteresse pela educação, iludindo os indivíduos sob a perspectiva de que se pode conseguir sucesso e dinheiro sem muito esforço, ou sem precisar ir à aula ou estudar, apenas jogando futebol.
mande sua opinião para pauloa.c@bol.com.br