“Tem muita coisa que a ciência não entende, vários mistérios a serem resolvidos. Em um Universo que já tem 10 ou 15 bilhões de anos, estamos constantemente esbarrando em surpresas.” (Carl Sagan – astrônomo americano – 1934-1996)
“Tudo o que você aprendeu na escola como ‘óbvio’ se torna menos óbvio quando se estuda o Universo.” (Richard B. Fuller – arquiteto americano – 1895/1983)
“Quando procuramos a origem do Universo, tentamos descobrir a nossa própria origem. Procuramos uma explicação científica para uma questão que até há pouco era só metafísica.” (Marcelo Gleiser – astrônomo brasileiro – 38 anos em 2002)
“Todo homem é construtor do seu templo. Somos escultores e pintores, e o material é nossa própria carne, sangue, ossos.” (Henry David Thoreau – filósofo americano – 1817/1862)
“O homem é humano apenas na superfície. Remova a pele, disseque-o e você vai encontrar uma máquina”. (Paul Valéry – poeta francês – 1871-1941)
“Se a miséria de nossos pobres não é causada pelas leis da natureza, mas por nossas instituições, grande é a nossa culpa.” (Charles Darwin – naturalista inglês – 1809/1182)
“Os seres humanos têm uma grande necessidade de explicar o mundo que os cerca supondo que alguém ou algo tenha pensado em tudo – alguém resolveu: ‘Precisamos de papos-roxos para se encaixarem nesta parte do ecossistema’. Mas, se os biólogos estiverem certos, não é assim que as coisas funcionam. Em vez de pular direto para os papos-roxos com peito vermelho (impor a solução), temos um processo subjacente de evolução (o código genético, o DNA, as variações e mutações genéticas, a seleção natural) que produz os papos-roxos com peito vermelho que parecem se encaixar perfeitamente no ecossitema.” (James C. Collins/Jerry I. Porras - escritores)